Economia

Reformas econômicas poderiam elevar crescimento do País em 1,4 ponto, diz OCDE

Reformas econômicas poderiam elevar crescimento do País em 1,4 ponto, diz OCDE Reformas econômicas poderiam elevar crescimento do País em 1,4 ponto, diz OCDE Reformas econômicas poderiam elevar crescimento do País em 1,4 ponto, diz OCDE Reformas econômicas poderiam elevar crescimento do País em 1,4 ponto, diz OCDE

A adoção de um conjunto de reformas econômicas poderia elevar o crescimento da economia brasileira em 1,4 ponto porcentual, segundo estimativas da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os economistas do organismo estimam, por exemplo, que a redução das barreiras ao comércio exterior teria um impacto de 8% sobre o PIB. Já a redução de barreiras ao empreendimento, como diminuição de custos administrativos e maior velocidade na emissão de licenças, poderia resultar em um impulso de 5%.

Um maior desenvolvimento dos mercados financeiros nacionais, com a entrada de bancos privados no crédito de longo prazo, teria impacto de 3%. A redução da corrupção contribuiria com 3% e uma maior eficácia governamental, com auditorias, mais 2%.

Tudo somado, haveria um aumento médio do crescimento anual de 1,4 ponto.

O cálculo consta do relatório “Relatórios Econômicos OCDE: Brasil 2018”, divulgado nesta quarta-feira, 28, pela entidade.