
Um porto multipropósito, que vai receber e enviar granéis sólidos, granéis líquidos, cargas diversas e contêineres. Aliás, esse é o número que vai fazer os operadores logísticos ficarem de queixo caído. Imagina. Hoje, os navios que entram na Baia de Vitória trazem, até, 3,6 mil contêineres. O Porto Imetame poderá receber navios que carregam 24 mil. De uma vez só. O terminal que fica em Aracruz entrou na fase final e já aumenta o burburinho do mercado em torno das possibilidades e oportunidades que pode gerar. Não só para o município, mas para o Espírito Santo e para o Brasil. Do mesmo modo, pode transformar, de fato, o Estado em hub logístico mundial.
Enquanto a fase final do porto está em obras, o movimento de operação segue em paralelo. A Imetame já negocia com um operador logístico mundial. O nome deve ser fechado até o início do ano que vem. A empresa não foi revelada, porém é uma companhia gigante que tem condição de captar e levar cargas por todo o mundo.
Mesmo sem início da operação, que deve começar em meados do ano que vem, o Porto da Imetame já se movimenta para captar clientes e demonstrar a viabilidade do negócio. Em conversas com possíveis clientes, a empresa capixaba já conseguiu cartas de intenção que significam a movimentação de mais de 200 mil contêineres.
Não significa que o porto já tem esse fluxo contratado. Afinal, a operação ainda não começou. Porém é um forte sinal de que as empresas que precisam exportar ou importar suas cargas já estão de olho nas possibilidades do terminal capixaba. E acreditam no negócio.
Nesse sentido, empresas dos ramos de café, agro geral, granito e alimentos, entre outras, já estão com o Porto da Imetame no radar. E ansiosas pelo início das operações.
Andamento das obras do Porto da Imetame
Atualmente o píer principal, que vai operar as cargas de contêineres, já está com quase 600 metros concretados. E quase 700 metros estaqueados. É a fase final da construção, já que o tamanho total é de 750 metros. O investimento no porto chega a R$ 2 bilhões, como já anunciado anteriormente pela Imetame.
A área total de operação tem 1 milhão de metros quadrados. Um pátio para receber mercadorias já está em fase final de obras. A dragagem também está na reta final. No início da operação, a profundidade será de 17 metros. No entanto, pode e deve aumentar para mais de 23 metros no futuro. Ou seja, poderá receber gigantes dos mares que trarão e levarão milhões de toneladas em cargas. Do ES para o mundo.