
Uma operação com robôs autônomos que vão movimentar 250 mil pacotes por dia. E tudo isso vai acontecer em um centro de distribuição (CD) com 8 mil metros quadrados em Viana. É a estrutura logística que vai atender a RD Saúde, maior rede de varejo farmacêutico do Brasil com as bandeiras Raia e Drogasil.
O CD foi projetado para armazenar cerca de 12 milhões de produtos. Nesse sentido, a operação em Viana deverá abastecer 200 farmácias. Ou seja, serão 150 no Espírito Santo e 50 no Rio de Janeiro. O investimento foi de R$ 80 milhões e o novo CD passa a ser referência para futuros projetos logísticos da companhia.
O novo centro de distribuição de Viana é o 15º da empresa e o mais moderno em operação no Brasil. Nesse sentido, o CEO da RD Saúde, Renato Raduan, disse que a definição do município capixaba é estratégica para o projeto de expansão da empresa. Ou seja, vai melhorar e ampliar a capacidade de armazenamento e de frequência de entrega, com novas rotas.
“Com o CD da Bahia em sua capacidade máxima, este novo CD no ES vai responder pelas vendas adicionais da região. Entendemos que podemos ter melhor nível de serviço no abastecimento das lojas, redução da quebra de estoque, aumento da capacidade de armazenagem e de capacidade de abastecimento da malha de lojas da região”, disse.
CD com modelo híbrido
O centro de Viana adota um modelo híbrido que combina a atuação de cerca de 200 colaboradores com 90 robôs autônomos. As máquinas são responsáveis pela movimentação e manuseio das mercadorias de forma integrada.

Essa automação, inédita no país, reúne duas tecnologias complementares: os AMRs (Autonomous Mobile Robots), que transportam estantes inteiras até as estações de separação. Bem como os ACRs (Autonomous Case-handling Robots), que operam verticalmente em estruturas de até 10 metros de altura para selecionar e mover caixas com precisão.
A adoção da tecnologia deve representar um aumento de 75% na produtividade, 99% de redução de erros operacionais e o dobro de adensamento de estoque. Além disso, o sistema oferece visibilidade em tempo real das operações e reduz em até 90% o uso de empilhadeiras, tornando o ambiente mais seguro e eficiente.
A nova unidade complementa a estrutura da RD Saúde. A companhia está em todos os estados do país, em mais de 600 cidades. São mais de 3.400 farmácias da rede.