Economia

Rodovias estaduais do ES recebem investimentos para desafogar fluxo nas estradas federais

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Dois mil quilômetros de rodovias vão ser reformadas ou construídas no Espírito Santo Foto: TV Vitória

A sexta reportagem da Série “Logística é a Solução”, exibida nesta segunda-feira (26), no programa ES no AR da TV Vitória/Record, mostra que as rodovias estaduais do Espírito Santo já estão recebendo investimentos para estimular novas áreas de desenvolvimento no Estado. 

Passando uma vida inteira na roça e trabalhando de sol a sol, o agricultor Claudio Huver lembra como era difícil levar a produção para vender na feira. “Há 15 anos, quando eu fazia feira, nós tínhamos uma estrada de chão que quando chovia a gente não passava. A gente vinha da feira e o carro atolava, aí tinha que dar uma volta de dois quilômetros para chegar em casa, mesmo depois de um longo dia de trabalho e cansaço. Mas graças à Deus já vem melhorando. Há quatro anos começou a chegar o asfalto e hoje estamos com quatro quilômetros de estrada asfaltada”, contou o agricultor. 

O alcance e a qualidade da malha rodoviária afeta não só a agricultura, mas toda a cadeia produtiva dependente das estradas. Um importante seguimento industrial do Estado que depende diretamente da capilaridade das rodovias é a indústria de rochas ornamentais. Uma empresa com atuação em todo o Espírito Santo mantém 10 carretas rodando permanentemente, para conectar as pedreiras às unidades de beneficiamento e estas aos portos. 

Em todo o Estado, uma nova malha rodoviária estadual está sendo construída para estimular novas áreas de desenvolvimento, interligar todas as regiões e oferecer alternativas às rodovias federais. Ao todo serão dois mil quilômetros de rodovias reformadas ou construídas. “Nós temos obras de Norte a Sul, sendo construídas várias rodovias estruturando os eixos de logística, que foram as propostas do Proeds. Projetos contratados e finalizados, obras em licitação e em andamento. A gente passa agora por uma fase efetiva, onde temos muito mais estradas com capacidade de receber toda a nossa produção e a nacional”, destaca o secretário de Transportes, Fábio Damasceno. 

Cortando o território capixaba, 69% das rodovias são estaduais e 31% federais. Com base neste cenário, o Estado fará um investimento no valor de R$ 2,2 bilhões, o que representa intervenções em 39 vias. 

Uma das principais obras é o contorno do Mestre Álvaro, no município da Serra. A nova via vai contornar o principal cartão postal da cidade, o Mestre Álvaro, além de desviar o trânsito das regiões de Carapina e Laranjeiras. O município já planeja a criação de um novo distrito industrial e pelo menos 10 pólos empresariais de uso misto. 

“Tem uma mudança no perfil do nosso morador. O setor imobiliário tem investido de maneira significativa no município, alterando o perfil do morador e fazendo com que o comércio e o serviço também tenham alterações no portfólio dentro do município. Então, o comércio de renome e o serviço de qualificação também têm vindo para cá”, disse o secretário de Desenvolvimento da Serra, Everaldo Colodetti. 

Entre os municípios de Cariacica e Vila Velha, a ligação proporcionada pela rodovia leste-oeste também já começa a atrair investimentos para a região. “Todo esse conjunto de infraestrutura, de destravamento do município de Vila Velha, tendem a atrair as grandes plantas logísticas e até industriais com gerações de empregos e oportunidades de renda para a população”, destaca o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda. 

O prefeito de Cariacica ressalta que as obras vão ajudar na ligação com outros municípios. “A região leste-oeste vai não só viabilizar o acesso a cidade de Cariacica, mas também a ligação com Vila Velha. Nós temos todo o território ainda para ser aproveitado, o que inclui Vila Velha e Viana”, disse Juninho. 

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Marcos Guerra, aprova a estratégia e salienta que atualmente o Estado já tem pelo menos seis pólos de desenvolvimento. “Recentemente eu conheci o investimento do Governo do Estado e é muito bom. Dentro da Grande Vitória, a quarta ponte, o BRT e o contorno do Mestre Álvaro são investimentos interessantes que eu acredito que vão sair do papel”.