São Paulo – A Standard & Poor’s rebaixou o rating de crédito da Oi SA em escala global para BB+, de BBB-. O rating de crédito da Oi em escala nacional foi rebaixado para brAA+, de brAAA. A perspectiva dos ratings é estável. A S&P também rebaixou os ratings da Portugal Telecom International Finance (PTIF) para BB+, de BBB-, em linha com o rebaixamento da Oi, que dá garantias para a dívida sênior da PTIF.
“O rebaixamento reflete as métricas de crédito bastante mais enfraquecidas do que esperávamos anteriormente em nosso cenário básico, depois do não pagamento de 897 milhões em commercial papers da Rio Forte Investments SA mantidos pela Portugal Telecom, subsidiária da Oi”, diz a S&P.
Segundo a agência, “nós também revisamos nossa avaliação de gestão e governança da companhia para ‘razoável’, de ‘satisfatória’, com base em nossa opinião de que o investimento da PT na Rio Forte não foi comunicado claramente, o que indica uma deficiência nos controles internos e na governança corporativa”. Fonte: Dow Jones Newswires.