Os calçados da Fazza já são vendidos nos EUA e na Austrália. Planos da marca capixaba agora são expandir o mercado internacional. Crédito: Divulgação
Os calçados da Fazza já são vendidos nos EUA e na Austrália. Planos da marca capixaba agora são expandir o mercado internacional. Crédito: Divulgação

Uma marca capixaba de sapatos mira o infinito e além. E já começou a colher frutos. Só este ano, a Fazza Calçados deve faturar R$ 5 milhões, depois de crescer mais de 1.400% em quatro anos. E o foco deve ser, a partir do ano que vem, o mercado internacional. Principalmente uma expansão para os EUA, onde a marca já atua. Do mesmo modo, os produtos capixabas da marca estão também na Austrália.

A aposta vem de um conjunto de ações. Que passam por investimento em anúncios, parcerias, divulgação com influenciadores bem como viagens para lançamentos das principais coleções de calçados. Para isso já tem grana separada. Pelo menos R$ 500 mil só para o ano que vem.

A Fazza Calçados nasceu durante a pandemia. Em março de 2021, Aline Sobrinho Felix e Thallys Vinycios Bonfim investiram inicialmente cerca de R$ 100 mil, com 10 modelos e um estoque enxuto. O plano era unir design, conforto e significado. No mês de inauguração, faturaram R$ 18 mil. Quatro anos depois foram R$ 285 mil.

Atualmente, a empresa mantém dois estoques – um na loja física, em Vila Velha, e outro voltado ao e-commerce. Ou seja, atende clientes em todo o Brasil e até no exterior. Do mesmo modo, já são mais de 120 modelos de calçados desenvolvidos, com fabricação em Minas Gerais e no Sul do país.

“Quanto mais crescemos, mais buscamos aprimorar”, disse  Aline Sobrinho Felix, sócia fundadora da Fazza. “Ver uma marca capixaba crescer e se destacar nacionalmente mostra que o Espírito Santo tem um potencial enorme para o empreendedorismo criativo”, complementou Thallys Vinycios Bonfim, o outro fundador.

Nova coleção de calçados

A empresa capixaba vai lançar a nova coleção de calçados neste dia 31. A campanha será toda produzida em Trancoso, na Bahia, e será gravada entre os dias 26 e 30. Após o sucesso da coleção “Fazza in Itália”, lançada este ano em solo europeu, os novos modelos de verão projetam a marca como uma das mais promissoras do cenário nacional.

Coleção anterior da marca de calçados capixaba teve lançamento na Itália. Crédito: Divulgação

Hoje, no e-commerce da marca capixaba, os calçados femininos  custam entre R$ 250 e R$ 620. As bolsas podem passar de R$ 900. 

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.