Economia

Satélite brasileiro será lançado da Guiana Francesa no início de maio

Satélite brasileiro será lançado da Guiana Francesa no início de maio Satélite brasileiro será lançado da Guiana Francesa no início de maio Satélite brasileiro será lançado da Guiana Francesa no início de maio Satélite brasileiro será lançado da Guiana Francesa no início de maio

São Paulo – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou nesta segunda-feira, 24, que o satélite geoestacionário de defesa e comunicação brasileiro (SGDC) será lançado no dia 3 ou 4 de maio. A operação estava programada para março, mas sofreu atraso devido a uma greve geral de trabalhadores na Guiana Francesa, de onde partirá o foguete. Com o fim da greve no país vizinho após negociações entre sindicatos e o governo francês, o lançamento do satélite brasileiro foi remarcado, explicou Kassab.

“Felizmente, está marcado para o dia 4 de maio. Acabou a greve. E pode até ser antecipado para o dia 3 de maio”, disse em entrevista a jornalistas durante o Fórum Brasil Espanha.

O SGDC é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Com vida útil de 18 anos, custou R$ 2,7 bilhões e ficará a 36 mil quilômetros da terra. Além de cobrir todo o País com banda de alta capacidade, vai permitir o uso militar na proteção do mar territorial, da Amazônia e de toda a faixa de fronteira com os dez países sul-americanos vizinhos do Brasil, de acordo com informações da Agência Senado.

Kassab participa nesta segunda do Forum Brasil Espanha, onde participa da assinatura da parceria que dará origem a uma empresa binacional para a construção do cabo submarino de fibra ótica ligando a América do Sul e a Europa, para acelerar o tráfego de dados de telecomunicações. A empresa joint venture será controlada pela Telebras e pela espanhola Eulalink. “O cabo vai sair de Fortaleza e melhorar sensivelmente a velocidade e a qualidade da transmissão de dados”, disse o ministro.