Economia

Seis das oito atividades do varejo recuam em fevereiro ante janeiro, revela IBGE

Seis das oito atividades do varejo recuam em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Seis das oito atividades do varejo recuam em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Seis das oito atividades do varejo recuam em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Seis das oito atividades do varejo recuam em fevereiro ante janeiro, revela IBGE

Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em fevereiro ante janeiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido caiu 0,1%.

As quedas ocorreram em Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-10,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,7%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

Na direção oposta, as únicas atividades com expansão foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).

No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve elevação de 1,7% em fevereiro ante janeiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 1,4%, enquanto Material de construção caiu 2,0%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada.

No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com fevereiro de 2022

Também de acordo com o IBGE, seis das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em fevereiro de 2023 ante fevereiro de 2022.

Houve perdas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%).

Os únicos segmentos com expansão foram Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Combustíveis e lubrificantes (19,7%).

No varejo ampliado – que agora inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas caíram 0,2% em fevereiro de 2023 ante fevereiro do ano anterior.

O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 1,5% em relação a fevereiro de 2022, Material de Construção teve recuo de 5,9%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 9,5%.