
Aos empreendedores capixabas que estão procurando uma oportunidade de dar um UP no seu negócio, as inscrições estão abertas para o Brazilian Retail Techs in Argentina – BretA 2026, programa que promete abrir portas para startups no mercado internacional e conectar soluções inovadoras ao ecossistema varejista argentino.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de dezembro de forma gratuita. Além disso, o programa oferece até 30 vagas e está sendo promovido pelo Fecomércio-ES, a Fapes, Bcome.global, Sebrae e Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores.
O BretA 2026 selecionará até 30 startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor varejista com foco em melhorar a experiência dos consumidores. As selecionadas passarão por capacitação, das quais 15 serão escolhidas para participar de uma missão presencial na Argentina, em maio de 2026.
Além disso, para as empresas capixabas, a Fapes oferecerá auxílio de até R$ 60 mil para custear despesas da missão internacional.
A missão levará as startups selecionadas a uma imersão entre 10 e 16 de maio de 2026. Com visitas técnicas, reuniões com hubs de inovação, encontros B2B (transações comerciais entre empresas) com potenciais compradores. Além disso participarão do Retail Day 2026, evento B2B do varejo argentino.
Os participantes ainda terão direito a benchmarking (análise comparativa), networking intensivo e acesso direto a ambientes privados e públicos de tecnologia.
De acordo com o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o programa tem o objetivo de transformar a forma como startups do varejo se conectam ao mundo.
O BretA é uma porta de entrada para mercados globais. Estamos falando de preparar startups brasileiras para negociar e apresentar soluções, competindo em ecossistemas altamente exigentes. Essa experiência pode servir como ‘porta de entrada’ para a América Latina, testando operações internacionais em um país de língua espanhola e com lógica latino-americana, antes de expandir para outros mercados mais remotos.
André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES
As startups que pretendem participar podem se inscrever até o dia 22 de dezembro por meio do link oficial.