
Os passageiros de cruzeiros de turismo não vão chegar pelo píer do Senac neste verão. Apesar de a obra na área do hotel na Ilha do Boi ter o cronograma ajustado e com previsão para começar em 2026, a Secretaria de Patrimônio da União ainda não liberou as obras do pier. Por outro lado, a escola de gastronomia do Senac está confirmada. O novo equipamento está dentro do plano de expansão do Senac, que prevê investimentos de mais de R$ 80 milhões até 2028.
No local, onde hoje é uma área com quadras de tênis, haverá o centro de formação para estudantes de gastronomia, uma área para eventos e uma piscina para hóspedes. O restaurante da escola não será aberto ao público em geral e será apenas para os estudantes.
Sobre a impossibilidade do desembarque de turistas que poderiam chegar com os navios de cruzeiro, a autorização da SPU é a última que falta para consolidar o local como possibilidade de desembarque de quem chega ao Estado de navio.
“Tivemos apoio da SPU aqui no Estado, além da ajuda da Marinha e do governo do Estado. Conseguimos licenças ambientais e tudo mais que é necessário para adequarmos o pier. O processo foi remetido a Brasília, porém ainda não tivemos retorno até agora. Por isso, não teríamos tempo hábil para adequar o pier”, disse o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel.
Isso não quer dizer que os passageiros de navios de cruzeiro não podem chegar ao Estado. O píer do Hotel Senac era uma das opções. Há outras como, por exemplo, o Iate Clube ou ainda a própria sede da Capitania dos Portos, na Enseada do Suá. Porém, ainda não há definição sobre o tema.