A Serra recebeu o professor Ping He, pró-reitor da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tsinghua, da China, uma das instituições mais prestigiadas do mundo. Nesse sentido, o objetivo foi de estreitar relações e construir uma política de intercâmbio entre a cidade e a universidade. Do mesmo modo, o encontro reuniu autoridades, servidores públicos, empresários e representantes acadêmicos no auditório do Senac, em Portal de Jacaraípe.
O evento foi promovido pelo Polo InovaSerra, em parceria com a Prefeitura da Serra, o Ifes e a Associação dos Empresários da Serra (Ases). Durante a visita, o professor apresentou oportunidades de colaboração nas áreas de tecnologia, inovação, sustentabilidade e gestão pública. Nesse sentido, ele destacou que a universidade quer ampliar suas conexões internacionais com intercâmbio e contribuir com o desenvolvimento de cidades parceiras.
Durante a palestra, o professor Ping He apresentou a estrutura da Universidade de Tsinghua e sua plataforma global de desenvolvimento, que conecta governos, universidades e empresas de ponta. Nesse sentido, ele destacou que o modelo chinês pode ser adaptado à realidade da Serra para fortalecer o ecossistema de inovação local. Do mesmo modo, ele demonstrou interesse no intercâmbio com a cidade capixaba.
Intercâmbio em foco
“Nossa parceria pode começar pelo intercâmbio acadêmico entre professores e estudantes. Pessoas de Tsinghua vindo para a Serra e os daqui indo para lá. Depois, trabalharíamos com pesquisas e isso poderia ser muito benéfico, já que alguns dos desafios sociais que existem aqui, nós já enfrentamos na China”, disse Ping He.
O professor acrescentou que o próximo passo para concretizar o intercâmbio será o envio de delegações empresariais entre os dois países. “Espero que essa nossa visita seja o início de uma colaboração entre Tsinghua e Serra e de uma cooperação entre os dois países”, finalizou.
Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre a Serra e a Universidade de Tsinghua. Nesse sentido, o documento prevê o intercâmbio de conhecimento acadêmico, tecnológico e científico, além da criação de programas conjuntos de pesquisa. Ou seja, a parceria também inclui temas como energia limpa, inteligência artificial e sustentabilidade urbana, áreas prioritárias para o desenvolvimento da cidade.
Potencial da Serra
A vice-prefeita Gracimeri Gaviorno ressaltou o potencial da Serra no cenário econômico capixaba. “Ficamos muito felizes com a vinda do professor Ping He e com a escolha do nosso município. Esperamos que seja o início de uma caminhada de parceria e bons negócios que foquem no ser humano”.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, afirmou que a parceria representa um marco. “Assinamos um protocolo de intenções para formalizar a parceria entre a cidade da Serra e a Universidade de Tsinghua. A importância disso é criar novas oportunidades de negócios, desenvolver tecnologias, incentivar pesquisas e promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores”, explicou.