
O setor da saúde vem se destacando na geração de empregos na economia capixaba. Além disso, o segmento de atendimentos hospitalares é o que mais cresce no setor.
Em agosto, as atividades de atendimento hospitalar lidera as contratações formais com 119 novas vagas, impulsionando o saldo positivo de 264 empregos na área de saúde, com 2.409 admissões e 2.145 desligamentos.
O bom desempenho reflete o momento da saúde, que cresceu 5% em relação a agosto de 2024, saindo de 58.300 para 61.243 contratações, quase o dobro da média do setor de serviços em geral, que avançou 2,7% (de 414.676 para 425.964 vínculos).
Além disso, outros segmentos que mais contrataram e se destacaram foram as atividades ambulatoriais de médicos e dentistas (58 vagas), apoio à gestão de saúde (39) e serviços de complementação diagnóstica e terapêutica (36).
A saúde tem se mostrado um segmento dinâmico e resiliente, com forte capacidade de absorver profissionais qualificados e de sustentar uma trajetória positiva de geração de empregos.”
André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES
De acordo com Spalenza, o resultado expressa não apenas a ampliação da demanda assistencial, mas também a reorganização institucional dos prestadores de serviços públicos e privados, em um cenário de recuperação econômica e expansão populacional.
“Enquanto outros segmentos crescem de forma moderada, a saúde avança de maneira consistente, com impacto direto na renda e na empregabilidade”, afirmou.
A Grande Vitória concentrou o maior número de contratações em agosto, reafirmando-se como polo central de serviços de saúde do Estado. Vitória liderou com saldo de 71 vagas, seguida de Serra (68) e Vila Velha (38).
Perfil dos contratados
O levantamento também mostrou que o perfil das contratações segue as tendências do setor. Havendo predominância feminina (245 das 264 vagas) e forte presença de jovens entre 18 e 24 anos, responsáveis por 220 das novas oportunidades.
Profissionais com ensino médio completo continuam liderando as admissões, com 197 vagas. Isso, aponta para a alta demanda por técnicos de enfermagem, cuidadores e auxiliares de apoio em hospitais e clínicas.
O levantamento é do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).