
O setor de serviços capixaba acaba de registrar, no mês de setembro. É o melhor desempenho dos últimos 14 anos, crescendo 1,1% em relação a agosto, superando com folga a média nacional (0,6%) e alcançando 115,23 pontos.
Este patamar na área de serviços não era alcançado desde 2011 no mês de setembro e, além disso, os serviços que alavancaram este resultado foram restaurantes, bares, academias, salões de beleza, lazer, turismo e atividades recreativas.
A comparação com o mesmo mês de 2024 aponta um crescimento de 2%. Dessa forma, o estado apresenta um índice mais alto. Acima da média brasileira, com 115,23 pontos (acima de 100 se considera satisfatório) contra 110,23 do país.
“O resultado de setembro mostra um setor resiliente, com capacidade de recuperação rápida após oscilações pontuais”, afirmou André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES.
Segundo ele, o retorno ao crescimento demonstra força mesmo diante de um ano marcado por variações de demanda. “Voltamos a registrar um índice acima da média nacional e isso reforça a consistência da atividade de serviços no estado.”
Crescimento no setor de serviços
Os serviços prestados às famílias foram os grandes protagonistas. O crescimento de 10,3% em relação ao ano anterior colocou o Espírito Santo na liderança nacional. Muito à frente de estados tradicionalmente fortes nesse setor, como Santa Catarina (6%) e Paraná (5,7%).
Restaurantes, bares, academias, salões de beleza, lazer, turismo e atividades recreativas formaram a base desse salto. Sustentado pela retomada plena do consumo presencial e pela expansão da oferta de serviços em diferentes municípios capixabas.
Outros segmentos também exibiram resultados relevantes. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio avançaram 6,3% na comparação entre setembro de 2024 e o mesmo mês de 2025.
Apresentando-se, assim, acima da média do país (6,1%), impulsionados pela logística e pela circulação de mercadorias gerada por um ano mais dinâmico para o comércio e o turismo.
Com base nesses indicadores, vemos que o setor de serviços no estado segue sólido e diversificado. A trajetória desde 2021 mostra que o Espírito Santo superou os efeitos das quedas observadas entre 2016 e 2020, quando a série chegou a níveis abaixo de 90 pontos, e agora opera em patamar superior ao pré-pandemia, com estabilidade e retomada consistente.
André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES
Por fim, as análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).