Economia

Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos

Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos Sobradinho registra pior índice dos últimos sete anos

André Borges – O maior reservatório de água do País em área alagada registra nesta sexta-feira, 7, o seu pior índice de acúmulo de água dos últimos sete anos. Os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que o volume de água de Sobradinho caiu abaixo dos 20% de sua capacidade. Com 19,62% de sua capacidade máxima de armazenamento, o reservatório se aproxima do índice registrado em novembro de 2008, quando chegou à marca de 18,77%.

Erguido 40 anos atrás no Rio São Francisco, na Bahia, Sobradinho colocou debaixo d’água 4,2 mil km2, área equivalente à de seis capitais somadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. O reservatório tem cerca de 320 km de extensão, com capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água.

Além do abastecimento de água, Sobradinho é responsável por 58% do consumo de energia do Nordeste, região que hoje tem à disposição apenas 14,62% da capacidade total de seus reservatórios.