
A maior atração turística do Sul do Espírito Santo vai ser de sorvete. O Grupo Lamoia já tem os detalhes da “megastore” que pretende mudar a realidade de Piúma, no Litoral Sul capixaba. Integrada à fábrica após a conclusão do projeto de expansão, a loja permitirá aos visitantes vivenciar a história do sorvete e explorar ambientes temáticos e instagramáveis. Além disso, será possível conhecer de perto o processo de produção por meio de passarelas panorâmicas já integradas ao projeto de construção da nova indústria.
A meta é transformar a megastore não apenas em uma loja, mas no maior ponto turístico do Sul do Espírito Santo, um cartão-postal oficial de Piúma e um destino imperdível para os visitantes que chegam em todo Estado.
Wanderson Lamoia, fundador do Grupo Lamoia
A proposta é oferecer ilhas temáticas para degustação exclusiva de sabores tropicais, edições limitadas e receitas internacionais. Haverá ainda um “Sorvete Lab”, onde cada visitante poderá criar seu próprio sabor com apoio de especialistas. Haverá ainda harmonizações gastronômicas com cafés e outros produtos regionais, como cacau e a macadâmia.
Sorvete em realidade aumentada
Entre as atrações, estão ainda espaços interativos e tecnológicos, como realidade aumentada, para viajar pelo universo do sorvete. “Além disso, o espaço será palco de eventos culturais, festivais gastronômicos, experiências turísticas integradas com hotéis, pousadas e passeios pelo litoral capixaba. O auditório terá capacidade para mais de 500 pessoas sentadas”, disse Wanderson.
Gigante do sorvete no Brasil, o Grupo Lamoia vive um momento de franca expansão. Os investimentos na nova fábrica em Piúma chegam a R$ 90 milhões. Isso inclui obras e equipamentos. Os planos foram antecipados pelo fundador do grupo em entrevista ao Programa ValorES no dia 18 de maio deste ano. Agora, o grupo divulgou os detalhes da megastore. A empresa é dona das marcas Luigi, ICream, Paletitas, Açaí Natuzon, Real Gelato e iCream. Com as obras, o grupo poderá triplicar sua produção em 4 anos, alcançando 25 milhões de picolés e 10 mil toneladas de sorvetes e açaí por ano.
A megastore é a última etapa do projeto. Está prevista para começar a operar em 2029.