Maíra Gonçalves conseguiu transformar o biscoito saudável em negócio e já mira ganhar mais mercado em 2026. Crédito: Acervo pessoal

Uma empresa capixaba que surgiu da dor de uma mãe que não sabia que lanche faria para a filha se transformou em um sucesso meteórico. A Crilancha é uma startup especializada em biscoitos de polvilho nutritivos, orgânicos, veganos, sem glúten, sem lactose e livres de aditivos artificiais. Ou seja, os biscoitinhos são projetados para crianças com restrições alimentares ou em busca de opções saudáveis.

A empresa recebeu apoio financeiro e mentoria do Programa Centelha-ES, da Fapes e conseguiu escalar. Também conseguiu crédito no Bandes. Resultado: a escala chegou. Hoje produz quase 4 mil pacotes de biscoito por dia e já vende para todo país.

​A fundadora, Maíra Gonçalves, não fala quanto a empresa vai faturar em 2025, mas confirma que já entra na casa dos milhões. E, além disso, já avisa que tem grandes empresas interessadas no negócio de snacks saudáveis. Porém, ela quer manter a pegada sustentável da marca.

Nossa ideia é manter o negócio com o foco da origem. Estamos preocupados no bem estar das famílias e isso vai muito além dos biscoitos.

Maíra Gonçalves, fundadora da Crilancha

Ela disse que pretende agregar valor à marca também com um programa de cashback que inclui uso de pontos até para consultas médicas. E não para por aí. Depois do sucesso da marca Crilancha, a empresa já lançou o Mandô Aê. O biscoito com foco no público adulto, além de não ter aditivos artificiais, é preparado com proteína de colágeno. O primeiro snack do país com esse diferencial.

A empresa começou em Vitória, hoje ocupa um galpão na Serra e já se prepara para voos mais altos. Supermercados de todo o país procuram a marca para encomendar os biscoitos. Do mesmo modo, a criadora já pensa em novos produtos que podem entrar no portfolio no ano que vem. Hoje, os snacks para crianças estão nos sabores cenoura, couve e espinafre, beterraba, hortaliças, super beringela, sopinha da vovó e bolinho de chuva.

.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.