Economia

Tarifaço: novos mercados e políticas públicas amenizaram efeitos

Resultados positivos são reflexo de um trabalho preventivo e de políticas públicas voltadas a abrir novos mercados, disse o ministro Fávaro

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Carlos Fávaro, ministro da Agricultura. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As parcerias do Brasil com novos mercados consumidores ajudaram o país a amenizar significativamente os impactos do tarifaço norte-americano. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, isso foi reflexo de um trabalho preventivo. Além disso, também, das políticas públicas do governo federal voltadas a ajudar empresas e a manter empregos.

Ademais, ele lembra que, desde o início da atual gestão, o “feeling do presidente Lula” foi o da abertura de novos mercados, visando um portfólio maior. O que garantiu, ao Brasil, redirecionar parte da produção que, em função da tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, deixou de ser exportada aos EUA.

Buscamos a reconexão do Brasil. Abrimos 437 novos mercados nesses dois anos e nove meses. Um recorde absoluto. Nunca tivemos tantas opções”, disse o ministro ao ressaltar que os esforços do governo continuam, na tentativa de rever a situação com os EUA.

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

Impacto menor

“Isso fez com que o tarifaço dos EUA tivesse um impacto muito menor do que o esperado. Graças ao trabalho feito preventivamente, e intensificado agora, de aberturas de mercados; da procura e do restabelecimento de novas relações multilaterais.” Acrescentou Fávaro que participou do programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (17). 

Além disso, ele destaca alguns dos “vários acordos bilaterais” que o governo assinou recentemente com outros países e aponta os que ainda vai assinar para abrir outros grandes mercados. É o caso do acordo entre o Mercosul e a União Europeia que, segundo o ministro, está “na iminência de criar o maior bloco econômico do mundo”.

Ainda mais, Fávaro citou, também entre as medidas que ajudam o Brasil a diversificar seus mercados, a intensificação das relações com os demais países que compõem o Brics; e o fortalecimento das relações com o Oriente médio e com o sudeste asiático.

Diálogo sempre aberto

O ministro lembrou que a estratégia do governo, de estar sempre aberto ao diálogo. Vale tanto para o ambiente externo como o interno. No qual ouve reiteradamente empresários e sociedade civil, na busca por medidas e políticas públicas mais eficientes.

Fávaro explica que empresas muito dependentes do mercado norte-americano já recebem “tratamento diferenciado e especial” do governo.

Estamos atentos para garantir a sobrevivência das empresas e dos empregos também.

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária

“Isso tudo minimizou os impactos [do tarifaço no Brasil], mas eles existem. Criamos grandes alternativas, como a linha de financiamento de R$ 30 bilhões para as empresas mais afetadas, com juros bastante acessíveis. Teve o Reintegra especial, o ressarcimento de valores tributários pagos na exportação. E teve, ainda, as compras públicas: a União reativou esse mecanismo e está comprando produtos que deixaram de ser exportados”, resumiu.

Agência Brasil

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A Agência Brasil é uma agência pública de notícias que coloca a cidadania em pauta por meio do jornalismo digital. Assim como outros veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ela tem como missão "criar e difundir conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas". Para isso, prioriza a cobertura de políticas públicas a partir da perspectiva do cidadão, da sociedade civil organizada e dos Poderes Públicos (Executivo, Judiciário e Legislativo).

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