Economia

Trabalhadores químicos de SP fazem protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes

Trabalhadores químicos de SP fazem protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes Trabalhadores químicos de SP fazem protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes Trabalhadores químicos de SP fazem protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes Trabalhadores químicos de SP fazem protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes

São Paulo – Trabalhadores do setor químico fazem nesta quinta-feira, 9, um protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo.

O protesto ocorre em apoio aos funcionários da Furp (Fundação para o Remédio Popular, empresa do governo estadual). Eles não receberam o reajuste de 10% aprovado em abril, data-base da categoria. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Químicos, Antonio Silvan Oliveira, a Secretaria de Planejamento do Estado afirmou não ter dinheiro para conceder o aumento do salário para cerca de 1.050 trabalhadores.

“A Secretaria de Planejamento informou que não tinha dinheiro para ajudar a Furp a cumprir com a obrigação dela (de conceder o reajuste)”, afirmou Oliveira. “A empresa sempre atrasou (o dissídio) em anos passados. Ela não concedida o reajuste em abril, mas fazia o pagamento retroativo em maio”, disse.

Segundo o sindicalista, 120 trabalhadores participam do protesto.

Por meio de nota, a Secretaria do Planejamento informou que mantém diálogo com todas as categorias e defendeu que os reajustes devem ser debatidos diante da crise econômica e da consequente queda na arrecadação. “Qualquer reajuste salarial deve ser amplamente debatido para não comprometer o orçamento fiscal vigente”, informou.