O projeto de retomada do Trem das Montanhas Capixabas ganhou novo fôlego nesta terça-feira (30). Uma reunião entre parlamentares capixabas, os prefeitos de Viana e Marechal Floriano, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes pode acelerar o processo.
Durante a reunião, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, sugeriu que o Estado solicite formalmente a delegação do trecho. Isso, segundo ele, pode agilizar o processo. “Esse caminho torna tudo mais rápido e facilita a reativação do trem”, explicou o deputado Gilson Daniel, que articula a pauta há três anos.
O superintendente de Transporte Ferroviário, Alexandro Baumgartner, reforçou que a recuperação do trecho é viável. Segundo ele, os estudos já indicam possibilidade de reativação, o que abre perspectivas para a volta do passeio turístico.
O percurso previsto abrange 11 municípios. Incluindo Viana, Vila Velha, Cariacica, Marechal Floriano, Domingos Martins, Muqui, Mimoso do Sul, Alfredo Chaves e Vargem Alta, e será voltado principalmente ao turismo. Além do trem, o projeto prevê ciclovias, áreas de caminhada, museus, gastronomia e hotéis, ampliando o potencial de desenvolvimento regional.
Para o deputado estadual Fabrício Gandini, que também participou da reunião, a iniciativa é estratégica para o Espírito Santo.
O turismo é um eixo fundamental. Reativar o Trem das Montanhas é gerar emprego, fortalecer a cultura e trazer mais desenvolvimento para a região serrana.
Fabrício Gandini, deputado estadual
Valor histórico do Trem das Montanhas
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno ressaltou o valor histórico do projeto. “O Trem das Montanhas resgata nossa história e abre novas perspectivas para o turismo, trazendo oportunidades para a população e para os empreendedores locais”, afirmou.
Já Lidney Gobbi, prefeito de Marechal Floriano, reforçou o impacto para os municípios serranos. “Será um divisor de águas no turismo e na economia da região”.
O Trem das Montanhas funcionou entre 2009 e 2013 no trecho de cerca de 50 quilômetros entre Viana e Marechal Floriano. Passava ainda por Domingos Martins e Alfredo Chaves. A expectativa é de que a operação turística seja retomada até 2026. Pode ser uma parceria com a empresa Serra Verde Express e a concessionária VLI Multimodal, responsável pela via férrea.