O Instituto Jones dos Santos Neves divulgou, nesta sexta-feira (13), o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Espírito Santo, referente ao ano de 2017. Segundo os dados do instituto, Vitória, Serra e Vila Velha responderam por 43,9% do PIB estadual no ano.
Em relação ao ano anterior, 2016, o PIB do estado teve crescimento de 0,5%. Em valores correntes, o resultado alcançado foi de R$ 113,4 bi.
Vitória aparece como a cidade que teve maior participação no PIB estadual de 2017, com 17,87%. O município com menor contribuição no PIB foi Jerônimo Monteiro, no sul do estado, com contribuição de 0,12%.
O município com maior crescimento, na comparação com o ano anterior, foi Presidente Kennedy, no sul do estado, com aumento de 78%. Segundo o coordenador de estudos econômicos do IJSN, Antonio Ricardo Freisleben da Rocha, a alta se deve a recuperação do preço dos barris de petróleo.
Já Brejetuba, município localizado na região serrana do Espírito Santo, teve a maior redução em relação a 2016, com mais de 18%, entre as cidades capixabas. De acordo com o coordenador, a retração aconteceu em função da queda na produção do café arábica.
O setor terciário, que engloba atividades de serviços administrativos, comércio e serviços públicos representou 78,9% do valor adicionado em 2017.
Regiões
Apesar de concentrar 55,1% do PIB, a região metropolitana apresentou a maior retração em relação ao resultado de 2008, quando apresentou 60,4% do PIB capixaba.
Em relação a expansão, ou seja, crescimento avaliado ao longo do período em análise, a região centro-oeste do estado apresentou o maior percentual. Em 2008, a região teve participação de 3,6 no PIB. Em 2017, a participação observada foi de 5,3%.