Economia

Trump anuncia tarifa de 50% sobre Brasil e cita 'censura' a mídias sociais dos EUA

Tarifa definida por Trump vale para todos os produtos brasileiros. Presidente americano já havia feito ameaça mais cedo nesta quarta, ao responder pergunta sobre cartas enviadas a países com notificação sobre alíquotas

Donald Trump defendeu ex-presidete brasileiro e disse que há "caça às bruxas" no Brasil. Crédito: Isac Nóbrega/PR
Donald Trump defendeu ex-presidete brasileiro e disse que há "caça às bruxas" no Brasil. Crédito: Isac Nóbrega/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil, com início a partir de 1º de agosto. Do mesmo modo, mais cedo, ele havia dito que o País não tem sido bom para os EUA e que deveria anunciar novas tarifas sobre produtos brasileiros até quinta-feira, 10.

O republicano argumentou que o nível da taxa se dá por ordens judiciais que “censuram” mídias sociais americanas bem como inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. E ainda, segundo Trump, esses ataques do Brasil partem do Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento publicado na Truth Social, o presidente pontua a cláusula de retaliação e ameaça elevar ainda mais as tarifas caso o país responda com medidas semelhantes. “Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao (valor) que cobramos”, diz o texto.

Do mesmo modo, mais cedo, ele afirmou que o Brasil “não tem sido bom para nós”. A declaração foi dada em entrevista à imprensa durante um almoço multilateral com líderes africanos na Casa Branca.

Trump defende Bolsonaro

Na noite de terça-feira, 8, ele voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse sentido, em publicação em sua rede social Truth Social, o americano classificou novamente as investigações contra Bolsonaro como “caça às bruxas”. Nesse sentido ele pediu que Bolsonaro seja deixado em paz. Foi a segunda vez em dois dias que Trump saiu em defesa do brasileiro.

Deixem o Grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!

Donald Trump, presidente dos EUA

A mensagem citou a primeira publicação de Trump em defesa de Bolsonaro, publicada na segunda-feira, 7. Ou seja, na ocasião, Trump escreveu que as ações judiciais contra Bolsonaro são ataques políticos e que o Brasil está fazendo algo “terrível” contra o ex-presidente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil, na segunda (7) é um “país soberano” que não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.

Na terça-feira, 8, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou que existe um “grau de incerteza” nas declarações do presidente dos Estados Unidos sobre elevação de tarifas. Do mesmo modo ele disse que a elevação precisa ser avaliada ao longo do tempo. Nesse sentido, ele reforçou que o Brasil está focado em promover um trabalho técnico junto ao governo norte-americano.

Mais cartas

Nesta quarta, Trump disse que mais cartas sobre tarifas serão enviadas a parceiros comerciais. Ele repetiu que tem uma boa relação com o presidente da China, Xi Jinping, e que o país está pagando muitas tarifas para os EUA.

Mais cedo, Trump anunciou uma alíquota tarifária de 30% sobre o Sri Lanka. Foi o sétimo país a receber a carta sobre tarifas apenas nesta quarta. O republicano anunciou tarifas para Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei.

Outros 14 países, dentre eles o Japão e a Coreia do Sul, também já foram notificados com as alíquotas desde o início da semana.