O turismo no Espírito Santo cresceu pelo nono mês consecutivo em março e registrou, no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 9,2% no volume de atividades em relação ao mesmo período do ano anterior.
O desempenho é o 4º melhor desde o início da série histórica, em 2011, de acordo com o levantamento do Connect Fecomércio-ES, com base no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
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O estado também teve o 4º maior crescimento entre as unidades da federação no período, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (11,8%), Santa Catarina (11,3%) e Pará (10,2%). A média nacional foi de 5,4%.
Os dados mostram que o Espírito Santo conseguiu se destacar, ficando com uma taxa de expansão das atividades turísticas acima de estados vizinhos com produtos turísticos fortemente consolidados no país, como a Bahia (8,9%) e Minas Gerais (0,8%). André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES.
No primeiro trimestre de 2024, o setor havia registrado uma queda de 11,9% em comparação com o mesmo período de 2023. Agora, segundo a Fecomércio, há expectativa de que o primeiro semestre de 2025 supere não só o desempenho do ano passado, mas recupere patamares anteriores à pandemia.
Turismo de outono e inverno
Do mesmo modo, a federação informa que com o fim do verão em março, o perfil do turismo capixaba começa a mudar. A busca por sol e praia dá lugar ao interesse por montanhas, gastronomia, ecoturismo e aventura, características típicas do outono e inverno.
Esse perfil diversificado é um diferencial do Espírito Santo em relação a estados vizinhos, como a Bahia, e outras regiões do Nordeste, onde o turismo é mais concentrado no verão. Diante disso, é fundamental manter e ampliar as ações de divulgação do Espírito Santo como um destino turístico com atrativos durante todo o ano, reforçando seu potencial para receber visitantes tanto no verão quanto nas demais estações. André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES.
Preços dos produtos turísticos
Em março, os preços de pacotes turísticos caíram 3,06%, e os de hospedagens tiveram uma leve redução de 0,13%. Já a alimentação fora do domicílio subiu 0,59%, abaixo da média nacional (0,77%).
Além disso, as passagens aéreas (11,44%) e de ônibus interestadual (1,02%) registraram alta no mês. No entanto, ambas acumulam queda no 1º trimestre, segundo a análise.
“Somada à redução nos preços dos pacotes turísticos, essa tendência pode contribuir para tornar as viagens mais acessíveis, favorecendo o turismo local e estimulando o aumento no fluxo de visitantes”, explicou Spalenza.
O índice geral de preços na Grande Vitória teve alta de 0,53% em março, levemente abaixo da média nacional (0,56%).