O turismo capixaba teve o seu segundo melhor semestre de movimentação dos últimos 10 anos. O primeiro semestre do ano teve um crescimento de 6,3% ao ser comparado com o primeiro de 2024.
As análises feitas pelo Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo) apontaram que o resultado de crescimento ficou atrás apenas para o primeiro período de 2023.
O resultado foi impulsionado pelo grande movimento no verão, com destaque para fevereiro, que apresentou 19,5% em relação ao mesmo mês de 2024
No outono, abril e maio também mantiveram a movimentação aquecida, com maior procura pelo turismo de montanha, gastronômico e de aventura.
Esse desempenho mostra que o Espírito Santo está cada vez mais diversificado como destino turístico. O verão segue sendo forte, mas o turismo de inverno tem ampliado a atratividade do estado, especialmente em regiões como as Montanhas Capixabas e a Região dos Imigrantes.”
André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES
Outro fator que reforçou o crescimento foi o transporte aéreo. Desse modo, o Aeroporto de Vitória recebeu 787.434 passageiros desembarcados no primeiro semestre. O número foi 11,5% maior que o registrado em 2024 e o maior volume para o período desde 2015. Só em junho, foram 142.872 passageiros, o maior movimento mensal do ano até agora, superando 11 dos 12 meses de 2024.
“A redução dos preços das passagens aéreas e dos pacotes turísticos tem contribuído diretamente para esse aumento, tornando o Espírito Santo mais competitivo na disputa por turistas com outros destinos nacionais”, destacou Spalenza.
Já no transporte rodoviário, o movimento foi menor, com venda de 620.402 bilhetes. Tanto as passagens interestaduais regulares quanto o transporte fretado caíram.
Em junho, porém, datas especiais como o Santa Jazz e a Festa do Imigrante, em Santa Teresa, atraíram visitantes e movimentaram bares, restaurantes, pousadas e o comércio local.