Economia

UE irá anunciar investigação sobre impostos corporativos

UE irá anunciar investigação sobre impostos corporativos UE irá anunciar investigação sobre impostos corporativos UE irá anunciar investigação sobre impostos corporativos UE irá anunciar investigação sobre impostos corporativos

Bruxelas – Os reguladores da União Europeia estão preparando uma investigação formal sobre os regimes de impostos corporativos na Irlanda, Luxemburgo e Holanda, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto. Há preocupações de que multinacionais estejam se aproveitando de brechas para pagar menos impostos do que o permitido pela lei da União Europeia.

A Comissão Europeia, que é o braço executivo da UE, irá anunciar a investigação formal em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, disse a fonte. A investigação provavelmente irá considerar se regimes tributários na Irlanda, Luxemburgo e Holanda em relação a multinacionais constituem uma ajuda estatal ilegal, afirmou.

Se a investigação concluir que as empresas receberam ajuda estatal, a Comissão Europeia pode pedir que elas devolvam o dinheiro. Mas, na prática, essas demandas são incomuns.

Em setembro, o porta-voz da UE Antoine Colombani anunciou que a comissão estava colhendo informações sobre o assunto. Na época, ele disse que mais países também poderiam ser investigados. Nesta terça-feira, um porta-voz da UE não respondeu os pedidos para comentar o assunto. O Reino Unido também já questionou Google, Amazon e Starbucks para explicar a estrutura dos impostos.

Mais cedo, a rede de televisão irlandesa RTE reportou que há uma investigação sobre a Apple. No ano passado, investigadores do Senado dos EUA afirmaram que a empresa pagou pouco ou nenhum imposto corporativo em ao menos US$ 74 bilhões em receitas durante quatro anos. A Apple nega que evita o pagamento de impostos e a investigação norte-americana não conseguiu provar a acusação.

O Ministério de Finanças da Irlanda não quis comentar o assunto. Os governos de Luxemburgo e da Holanda não puderam ser imediatamente contactados. Fonte: Dow Jones Newswires.