Pela primeira vez a Wabtec utilizará o etanol como forma de energia em uma locomotivas. Crédito: Cristiano Oliveira/ Vale
Pela primeira vez a Wabtec utilizará o etanol como forma de energia em uma locomotivas. Crédito: Cristiano Oliveira/ Vale

A Vale informou que firmou uma parceria com a fabricante de locomotivas Wabtec Corporation para desenvolver estudos sobre um motor flex (dual fuel). Eles são capazes de utilizar tanto diesel quanto uma mistura de diesel e etanol.

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (13), e segundo a mineradora, os estudos serão realizados inicialmente em laboratório para validar o conceito e avaliar o desempenho. Além da redução de emissões e a taxa de substituição etanol/diesel.

A previsão é que os estudos e testes nas instalações do fabricante ocorram até 2027, para avaliação de uso futuro na frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

Além disso, em nota, a Vale destaca que o acordo para o uso de etanol faz parte de uma série de iniciativas conjuntas com a Wabtec para o avanço do programa de descarbonização das operações ferroviárias da mineradora.

Em março, as empresas anunciaram um acordo para a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series. Todas preparadas para operar com até 25% de biodiesel misturado ao diesel.

Nos próximos anos, Vale e Wabtec irão realizar uma série de testes na tentativa de elevar ainda mais esse porcentual.

“Iniciativas como estas, para a adoção de combustíveis alternativos em nossas locomotivas, fazem parte do compromisso da Vale de acelerar a descarbonização de nossa malha ferroviária.” Afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.

Por fim, segundo o executivo, a malha ferroviária da Vale respondeu por 14% das emissões de carbono da empresa em 2024.

“Pela primeira vez, a Wabtec utilizará o etanol como fonte de energia em uma locomotiva. Um marco no setor ferroviário mundial”, destaca o presidente e líder Regional da Wabtec Latam, Danilo Miyasato.