Venda Nova do Imigrante está oficialmente no rumo para se tornar uma cidade inteligente. O contrato para implantação da Parceria Público-Privada (PPP) na cidade da Região Sul Serrana do Estado foi assinado no Palácio Anchieta, em Vitória. A Prefeitura da cidade assinou o documento com a empresa vencedora da licitação. A solenidade de assinatura reuniu autoridades e convidados.
Com investimento de R$ 10,8 milhões, a empresa Brilha Venda Nova do Imigrante será responsável pela execução dos serviços previstos no contrato pelos próximos 25 anos. Ocorrerá a instalação de 2.850 luminárias de LED, 18 pontos de Wi-Fi gratuito e 61 câmeras de videomonitoramento.
Assim, a cidade também receberá uma usina solar de 750 kWp para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa. Isso significa uma estimativa de redução das emissões de dióxido de carbono em 2,68 mil toneladas de CO2 por ano ao longo do contrato.
A assinatura, que aconteceu ontem (16), teve as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do vice-governador Ricardo Ferraço; do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. Além disso, estiveram presentes o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive; o prefeito de Venda Nova do Imigrante Dalton Perim; e os representantes da empresa Brilha Venda Nova do Imigrante, Alessandro Urzeda e Sérgio Severo.
O evento marca oficialmente o primeiro contrato do Programa ES Inteligente, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC).
A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público. Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa. Tenho certeza que os gestores municipais, vendo essas cidades funcionando também vão buscar aderir ao programa. Renato Casagrande, governador do ES.
De acordo com o vice-governador Ricardo Ferraço a cidade de Venda Nova do Imigrante foi inteligente quando decidiu investir no agroturismo. “Uma escolha que transformou a economia local e abriu caminhos para o desenvolvimento. […] Um trabalho que busca otimizar a gestão pública, modernizar a infraestrutura, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a todos. E virão mais por aí”, completou Ferraço.
Eficiência energética e empregos
Além disso, segundo o Bandes, as melhorias representam uma economia de R$ 42 milhões, ou seja, uma redução de 33,48% nos gastos públicos. Do mesmo modo, contribuem, ainda, com a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos.
“Esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento do interior capixaba, por impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida dos moradores e tornar a região mais competitiva”, atesta o diretor-presidente do Bandes.
A expectativa é de que as melhorias comecem a ser implementadas ainda no segundo semestre de 2025.
De acordo com Urzeda, a parceria vai garantir maior eficiência energética e redução de custos. Além de uma base tecnológica que irá permitir avanços em conectividade e geração de energia limpa.