Economia

Vendas de carros novos avançam em setembro na Europa, mas desaceleram

Vendas de carros novos avançam em setembro na Europa, mas desaceleram Vendas de carros novos avançam em setembro na Europa, mas desaceleram Vendas de carros novos avançam em setembro na Europa, mas desaceleram Vendas de carros novos avançam em setembro na Europa, mas desaceleram

Berlim – As vendas de novos carros nos principais mercados europeus continuaram a crescer em outubro, mas desaceleraram para o ritmo mais fraco em cinco meses, segundo dados da Associação dos Fabricantes de Automóveis Europeus. A crise detonada pelas fraudes da Volkswagen atingiu a maior montadora da região e o crescimento das vendas nos cinco principais mercados desacelerou, mostram os números. Não há, porém, sinais de que as notícias negativas vindas da Volks estejam afetando o mercado em geral.

Os registros de novos carros, um reflexo das vendas, subiram 2,9% na União Europeia em outubro, para 1,1 milhão de veículos. Grandes fabricantes como Volkswagen, Peugeot Citroën, Renault e a unidade Opel/Vauxhall da General Motors perderam espaço, enquanto as vendas da concorrente Fiat Chrysler avançaram, com vendas robustas da marca Fiat e um salto de 74% nas vendas de sua marca Jeep. A unidade europeia da Ford Motor teve um aumento modesto em suas vendas.

As fabricantes de carros de luxo ignoraram o cenário mais fraco do mercado geral. A Daimler teve aumento de 21% em suas vendas de carros novos, enquanto na BMW o avanço foi de 14%. As marcas Audi e Porsche, da Volkswagen, tiveram alta de 4,1% e quase 14%, respectivamente.

O impacto do escândalo de fraudes em carros com motor a diesel parecem ainda limitados para a fabricante alemã. A fatia no mercado de carros novos da UE da companhia recuou de 25,9% em outubro do ano passado para 25,1% em outubro deste ano. Analistas disseram que não veem sinais de que o escândalo de fraudes em testes de emissões de poluentes da Volks esteja atingindo o setor em geral. Fonte: Dow Jones Newswires.