Economia

Vendas do varejo ficam estáveis em fevereiro ante janeiro, revela IBGE

Na comparação com fevereiro de 2018, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,90% em fevereiro de 2019

Vendas do varejo ficam estáveis em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Vendas do varejo ficam estáveis em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Vendas do varejo ficam estáveis em fevereiro ante janeiro, revela IBGE Vendas do varejo ficam estáveis em fevereiro ante janeiro, revela IBGE
Foto: Divulgação

As vendas do comércio varejista ficaram estáveis (0,00%) em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio ligeiramente abaixo da mediana (0,10%) estimada pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,40% a avanço de 1,00%.

Na comparação com fevereiro de 2018, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,90% em fevereiro de 2019. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 1,40% a 6,00%, com mediana positiva de 3,00%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,80% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,30%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,80% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio pior que a mediana (-0,30%) das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 2,20% a alta de 5,30%.

Na comparação com fevereiro de 2018, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 7,7% em fevereiro de 2019. Nesse confronto, as projeções variavam desde um recuo de 1,90% a uma alta de 10,80%, com mediana positiva de 7,80%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,40% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 4,90%, segundo o IBGE.