Cariacica é o município com mais vendas de carros eletrificados no Estado em 2025. Até agora foram 1.223 veículos vendidos no município, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Eletrificado (ABVE). Vitória vem em seguida, com 1.167 veículos. Vila Velha é a terceira, com 882 e a Serra fica em quarto com 505. As concessionárias de eletrificados, principalmente as marcas chinesas, venderam 5.124 veículos no ES. Será que as vendas estão ligadas no 220?
A campeã de vendas até agora no Estado é a BYD. As lojas venderam nada menos do que 1.528 veículos da marca em 2025. Volvo e Fiat aparecem com números expressivos de vendas também, com 852 e 725 carros respectivamente.
O restante das vendas se dilui entre as 28 marcas restantes que vendem eletrificados no Espírito Santo. E falamos aí de GWM (688), GAC (111) e as marcas mais tradicionais que vão do luxo da BMW (78) e Porsche (11) até os Zeekr (15). E, por incrível que pareça, todos os carros da fábrica alemã fundada por Ferdinand Porsche foram vendidos em Cariacica.
Em todo Brasil, as vendas de eletrificados batem nos 191.644 até agora. Só de BYD foram 77.258 veículos. Mesmo com o mercado de veículos de passageiros e comerciais leves caminhando de forma estável, o setor de eletrificados deve apresentar crescimento de 20% em 2025, segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
Maturidade do mercado de eletrificados
“Esse é um crescimento importante e mostra a maturidade do mercado. Hoje, a decisão de compra de veículos eletrificados é muito mais econômica. Vemos que as vendas de eletrificados acompanham o ritmo das vendas de veículos a combustão, mas com uma taxa de crescimento superior. Isso revela que as oportunidades para a eletrificação ainda são enormes”, destacou.