Vista aérea de Vitória
Vitória ficou à frente de grandes cidades do Sudeste e em quinto no ranking de todo o país. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Vitória se consolidou como a cidade do Sudeste onde é mais rápido abrir uma empresa, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. A capital capixaba registrou tempo médio de apenas 3,1 horas para concluir o processo, considerando as etapas de viabilidade e de registro. Com isso, a cidade aparece na primeira colocação regional e na quinta posição no ranking nacional, atrás apenas de Aracaju, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Além disso, o desempenho de Vitória se destaca de forma ainda mais expressiva quando comparado às demais capitais e grandes centros urbanos do Sudeste. Enquanto a capital capixaba fecha todo o processo em pouco mais de três horas, São Paulo, por exemplo, leva mais de 10 horas para concluir o mesmo procedimento. Assim, Vitória se firma como referência nacional em ambiente de negócios.

Sistema acelera investimentos

O indicador que coloca Vitória no topo, usado pelo Ranking de Competitividade, leva em conta duas etapas centrais do processo. Primeiro, o tempo de viabilidade, que analisa se o endereço e o nome empresarial são compatíveis com a atividade pretendida. Em seguida, é avaliado o tempo de registro e inscrição, etapa em que o órgão responsável – como a Junta Comercial – emite o CNPJ por meio da integração com a RedeSim.

Porém, é importante destacar que o levantamento não inclui a abertura de empresas do tipo MEI (Microempreendedor Individual). Dessa forma, o ranking reflete apenas empresas formais, de maior porte, que passam por processos mais complexos e, ainda assim, encontram em Vitória um sistema altamente eficiente.

As 10 cidades mais bem posicionadas no Sudeste:

PosiçãoMunicípio (UF)Tempo médio (horas)
Vitória (ES)3,1 h
Mesquita (RJ)4,8 h
São Mateus (ES)6,4 h
Vila Velha (ES)6,8 h
Cariacica (ES)7,6 h
Linhares (ES)8,4 h
Serra (ES)10,1 h
São Paulo (SP)10,8 h
Teresópolis (RJ)10,9 h
10ºColatina (ES)11,2 h

Fonte: Ranking de Competitividade dos Municípios – CLP (dados REDESIM)

Nesse cenário, o Espírito Santo domina as primeiras posições do Sudeste. Logo atrás de Vitória aparecem Mesquita (RJ), com 4,8 horas, São Mateus (ES), com 6,4 horas, e Vila Velha (ES), com 6,8 horas. Na sequência, surgem Cariacica (ES), Linhares (ES) e Serra (ES), o que confirma o protagonismo capixaba na desburocratização empresarial. Ou seja, das 10 primeiras posições, sete são cidades do Espírito Santo.

Enquanto isso, polos econômicos tradicionais do Sudeste ficam bem atrás. São Paulo aparece apenas na oitava posição regional, com 10,8 horas. Teresópolis (RJ) e Colatina (ES) completam o grupo das dez cidades mais rápidas da região, ambas acima de 10 horas. Assim, a diferença entre Vitória e a capital paulista ultrapassa sete horas no tempo médio de abertura.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.