
A cidade de Vitória, considerada a mais inteligente do país, acaba de iniciar um programa de teste com 10 projetos para desenvolvimento de ideias inovadoras que contribuem para a solução de desafios diários da Capital.
As propostas envolvem de sistemas de inteligência com uso de IAs para detectar descartes irregulares de lixo, otimizar a limpeza urbana até plataformas que integram serviços públicos, emissão de guias de IPTU, agendamentos e consultas de vagas em escolas.
Para o diretor-executivo do Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV), Túllio Ponzi, o Laboratório é um novo paradigma na gestão pública.
Vitória está impulsionando um novo modelo de estruturação de políticas públicas no Brasil, mais ágil, experimental, colaborativo e orientado por evidências e dados que, ao mesmo tempo, se abre para o que há de melhor no mundo e nasce no território, perto do problema e da vida real do cidadão.
Túllio Ponzi, diretor-executivo do LUV
As equipes seguem agora para a fase de prototipagem, etapa em que os projetos passam por desenvolvimento, mentorias e testes em ambiente real.
Dessa forma, as iniciativas estão divididas entre dois eixos: Transformação Urbana Sustentável e Melhoria da Jornada do Cidadão nos Serviços Públicos.
O chamamento público recebeu 95 propostas, enviadas por participantes de 14 estados — incluindo Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Projetos selecionados
Desenvolvimento Urbano Sustentável
- Plano Integrado de Conforto Térmico e Microclima Urbano: sensores IoT monitoram temperatura, umidade, CO₂, VOC e material particulado, com dados exibidos em painel online para apoiar políticas públicas e alertar a população.
- Space Hunters : inteligência territorial que mapeia conexões urbanas e identifica eixos para mobilidade ativa, comércio de rua e densificação sustentável, com piloto no Centro Histórico.
- Plataforma Noz : integra informações termais, resíduos, risco de arboviroses, modelos 3D, mapeamento de áreas verdes e vazios urbanos, oferecendo inteligência geoespacial para o planejamento sustentável.
- Minha Smart EcoVila – Vitória: solução de desenvolvimento territorial sustentável baseada na microeconomia verde circular, conectando governos, empresas e cidadãos.
- Reciclo Scan: sistema inteligente que usa IA e visão computacional para detectar descartes irregulares e otimizar a limpeza urbana.
Melhoria da Jornada do Cidadão nos Serviços Públicos
- _ GovTools: _ leva serviços públicos ao WhatsApp da Prefeitura, como emissão de IPTU, agendamentos, consultas e localização da coleta seletiva.
- _ Agente VIVA:_ assistente inteligente multicanal (texto, voz e imagem) que integra todos os serviços da Prefeitura, com acessibilidade universal e acompanhamento em tempo real.
- SYDLE ONE: plataforma low code que documenta, automatiza e integra processos e atendimentos, oferecendo visão 360° de dados e interações.
- DataSelf: centraliza e integra bases de dados para coleta e análise em tempo real, automatizando processos e apoiando decisões na gestão pública.
- Medme: plataforma digital de reabilitação musculoesquelética baseada em IA e visão computacional, com triagem inteligente e monitoramento remoto.
O projeto é uma parceria do Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV) com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec).