
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 exige muitas horas de concentração, mas o candidato Marcelo Nascimento de Costa, de 19 anos, tem uma tática clara para combater a pressão: a alimentação constante.
O jovem, que busca uma vaga no concorrido curso de Medicina, levou vários lanches para se alimentar durante o segundo dia do exame na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina.
Em entrevista ao G1 Piauí, Marcelo explicou que o lanche é parte essencial de sua estratégia de relaxamento:
“Me relaxa um pouco a cada cinco questões comer uma coisinha. Trouxe frutas (uva e banana), castanhas, Whey e chocolates. Trouxe entre 6 e 7 lanches. E estou confiante. Com fé em Deus vai dar certo”
Cardápio para cinco horas de prova
Além dos seis a sete lanches variados, Marcelo também estava prevenido contra a desidratação, levando consigo uma garrafa de dois litros com água. Os itens foram escolhidos para garantir uma combinação de energia rápida e nutrientes para as longas horas de raciocínio.
Neste domingo (16), os candidatos fazem 90 questões nas áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A aplicação das provas começou às 13h30 e tem término previsto para as 18h30.