
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, de Jardim da Penha, em Vitória, vão comemorar o Dia das Crianças deste ano de uma forma diferente. Eles vão entregar um mural artístico produzido em uma parede interna da escola. A entrega será nesta quinta-feira (9).
A ação integra o projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro”, do Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (Icores), aprovado no Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, através do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).
O mural artístico é o resultado de nove meses de oficinas de artes realizadas pelo Icores junto a 40 estudantes com altas habilidades e superdotação, na faixa etária de 8 a 16 anos.
Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que completa 35 anos em 2025.

Oficinas
A presidente do Icores, Zuleica Faria, explica que o mural tem o objetivo de levar o aprendizado das oficinas sobre os direitos da criança para as paredes da escola, permitindo, assim, que ainda mais crianças possam aprender sobre os seus direitos e deveres.
“A proposta do projeto é que o aprendizado sobre os direitos da criança se dê de forma lúdica e divertida. As oficinas de desenho e pintura oferecem um espaço criativo para que os alunos explorem a temática dos direitos da criança e do adolescente, expressando suas compreensões e emoções através da arte”, descreve.

Juntamente com as aulas de desenho e pintura, os alunos participam de rodas de conversa, quiz, jogo da memória e campeonatos valendo prêmios, onde são testados os conhecimentos aprendidos nas oficinas.
Após a entrega do mural na escola, o projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro” vai se desdobrar em outras atividades nos próximos meses.
Entre as ações previstas está a realização de um concurso de desenho aberto à participação de todos os alunos da escola, com temática sobre os direitos da criança e do adolescente.

Os desenhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por professores, artistas locais e representantes da comunidade, e as obras selecionadas vão integrar uma exposição que acontecerá na escola.
Em seguida, finalizando o projeto, as crianças e adolescentes vão pintar murais artísticos nas paredes do Caxias Esporte Clube, localizado na Av. Leitão da Silva, em Vitória, tendo como base os desenhos criados por eles durante as oficinas.
“Os murais trarão, além dos desenhos, frases sobre os direitos da criança e do adolescente, o nome e a idade dos pequenos artistas, valorizando sua autoria e criatividade”, observa Zuleica Faria.