Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A Escola Estadual Luiz Jouffroy, de Laranja da Terra, alcançou um feito histórico ao conquistar medalha de ouro na 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reuniu mais de 1,4 mil estudantes de todas as regiões do país.

Entre as 352 equipes da etapa final, realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, duas turmas da Luiz Jouffroy se destacaram: a equipe MMI, formada por Manuela M. Rutzatz, Marcella Seibel e Iasmynn P. Becker, que representaram o 9º ano.

Já a equipe The Óriun, composta por Alexandre Mayer, Kauã T. Tavares e Lorena P. Santos, conquistou a medalha de ouro, sendo reconhecida como a melhor representante do ensino médio do Estado.

Foto: Arquivo Pessoal

O estudante Kauã, integrante da equipe campeã, comentou sobre a experiência:

Foi incrível, com muito tempo de preparação, mas que valeu a pena. A prova presencial foi muito dinâmica e bem organizada, e o melhor de tudo foi a convivência com pessoas que têm ideias e pensamentos diferentes, o que nos enriquece muito.

A professora Anair Gomes Rocha Abel, orientadora das equipes, destacou a importância da conquista para a comunidade escolar:

Foi uma experiência riquíssima! Toda dedicação, trabalho e comprometimento proporcionaram aos nossos alunos participar de uma final em nível nacional e resultaram na conquista do ouro. Para nós, como escola pública, é muito gratificante.

Prova desafiadora

Foto: Arquivo Pessoal

O desafio começou com 23 equipes da escola, formadas por alunos do 9º ano ao ensino médio. Após as eliminatórias, restaram apenas duas representantes: MMI e Orion. A ONHB se diferencia de outras olimpíadas por exigir leitura crítica, interpretação de diferentes fontes e análise de contextos históricos.

Em uma das etapas, os alunos precisaram escrever artigos acadêmicos e compará-los a produções geradas por inteligência artificial, identificando vantagens e limitações do uso da tecnologia.

Segundo a diretora Nilza Abel Gomes, o histórico da escola em competições nacionais é sólido:

É resultado de muita luta, dedicação e apoio da gestão. É um projeto que transforma vidas. Participamos de 15 olimpíadas só no ano passado e a meta é superar esse número em 2025.

Com essa vitória, a Escola Estadual Luiz Jouffroy inscreve seu nome entre as instituições de destaque no cenário educacional brasileiro, simbolizando esforço coletivo, perseverança e talento de alunos e professores que transformaram o desafio em superação e orgulho para o Espírito Santo.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.