Quando se pensa em educação, é comum associá-la a livros, estudos, teses e escolas. Mas há algo que caminha lado a lado com ela: o amor. Isso se tornou ainda mais real para os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Saturnino Rangel Mauro, em Vila Velha, que receberam uma homenagem da família em comemoração ao Dia das Crianças.
Tudo começou com uma trend (vídeo tendência) que viralizou nas redes sociais. Nela, pais enviam áudios para os filhos com palavras de amor, carinho e afeto, tudo para demonstrar a importância dos pequenos. Diante disso, a direção da UMEI resolveu reproduzir a ação com os alunos da turma de 3 anos do vespertino — e o resultado não podia ser diferente: as crianças se emocionaram com todas as mensagens.
Os áudios não só demonstravam o carinho dos pais, mas também reforçavam o quanto as crianças eram especiais e essenciais dentro das famílias, desde um “eu te amo” até “minha vida só começou a fazer sentido quando você chegou”.
Oito crianças participaram da dinâmica: Antonela Coutinho, Catarina Peri, Cecília Santana, Henrique Vieira, Lara Pimentel, João Gabriel, Melissa da Silva, Lucas Crulhe, Rafaela Porto e Valentyna Nascimento, todas com idade entre 2 e 3 anos.
A equipe do Folha Vitória acompanhou de perto a atividade na creche, registrou cada reação e se emocionou junto com as crianças.
A emoção tomou conta dos pequenos, mas Valentyna não conseguiu conter as lágrimas ao ouvir a voz da mãe, Nilcéia Martins Fraga. No áudio, a mãe da menina afirma que a filha foi tudo o que sempre pediu a Deus e o quanto a ama. Mas foi no final do áudio que a pequena não se conteve, ao ouvir sua mãe dizer: “Você é minha razão de viver”.
Após a direção da escola contar à mãe sobre a reação da filha, Nilcéia se emocionou e revelou que antes não podia ter filhos, e hoje considera os filhos sua vida.
Minha filha é a minha vida, minha filha é o meu tudo, minha razão de viver. O amor que ela passa para mim, o amor que ela fala que sente por mim, é um amor significativo. Não tem um dia em que eu não a levo na escola que ela não fala: ‘mamãe, eu te amo. Você é a minha vida, você é meu tudo, você é o amor da minha vida’. Se não fosse pelos meus filhos, eu acho que hoje eu nem estaria viva. Para quem não podia ter filhos… e hoje eu tenho essa dádiva de Deus. Sou muito grata ao Senhor por ter a minha filha na minha vida.”
Nilcéia Martins Fraga, mãe da Valentyna
O pequeno João Gabriel também se emocionou ao ouvir sua mãe, Priscila Paulino, afirmar que iria até o fim do mundo por ele. Além disso, ela declarou que ele é a criança mais especial do mundo e que continuará incentivando e apoiando o filho em todos os momentos. Ela também se emocionou ao saber da reação do menino após a mensagem.
Tudo relacionado a João me emociona, gravar esse áudio pra ele me embargou voz, porque tudo que tem João toca meu coração de uma forma que não sei explicar, eu me sinto abençoada demais por ser mãe dele e ter oportunidade de demostrar esse amor por ele.”
Priscila Paulino
Confira fotos da ação:
Escola e família juntas na formação das crianças
A professora responsável pela turma, Camila Colombi, explicou que o objetivo da atividade vai muito além da emoção: é também fortalecer o vínculo entre família e escola, um dos pilares da educação infantil.
O projeto traz os pais para dentro da escola, criando confiança e fortalecendo essa relação entre família, escola e professor. Esse contato é essencial para o desenvolvimento cognitivo, neurológico e emocional das crianças
Camila Colombi, professora
Ela explicou ainda que a ação faz parte do projeto municipal “Gentileza que Inspira e Gente que Transforma”, desenvolvido pela Prefeitura de Vila Velha. “O projeto busca formar cidadãos mais conscientes e empáticos, fortalecendo o vínculo entre crianças e famílias. Eu trago essas iniciativas para a sala de aula justamente para aumentar o tempo de contato e o relacionamento afetivo entre pais e filhos.”
A diretora da unidade, Gabriela Oliveira da Rocha, que atua há mais de 30 anos na educação infantil, reforçou que o amor é o principal ingrediente no processo educativo.
Esse momento foi muito significativo, porque os pais confiam na escola e nos profissionais que cuidam de seus filhos. Quando a criança ouve a voz da família no ambiente escolar, ela se sente acolhida e amada.”
Gabriela Oliveira da Rocha, diretora da escola
Ela completou que esse tipo de ação reflete diretamente no aprendizado das crianças.“O mais gratificante é ver que o envolvimento da família reflete diretamente no aprendizado. O amor é a chave de tudo. Quando existe afeto e proximidade entre escola e família, tudo flui melhor.”
Parafraseando a escritora e linguista, Conceição Evaristo, o afeto tem gosto de felicidade, e é na infância que ele se torna ferramenta para construir, educar e revolucionar. É nesse encontro entre escola, família e amor que a educação se transforma.