Entre livros, provas e estudo, a estudante Eduarda Sousa Moreira, de 18 anos, enfrentou a ansiedade e até um mini-AVC para perseguir o sonho presente desde a infância. A conquista veio com o primeiro lugar no vestibular de Medicina da Multivix e bolsa de 100% em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
O anúncio da vitória, arrancou lágrimas e abraços nos pais Cleusa Elias de Sousa e Manuel da Cruz Moreira, em um momento que rapidamente emocionou e viralizou com mais de 400 mil curtidas nas redes sociais ao redor do Brasil.
Em entrevista a reportagem do Folha Vitória, a estudante natural da cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, narra que, a Medicina era um sonho desde os 3 anos. Mas revela que alcançar o primeiro lugar foi uma grata surpresa.
Foi uma surpresa muito grande, eu falei com os meus pais que o resultado sairia na segunda-feira, só que como a Multivix contou antes na sexta-feira, eu precisava fazer uma surpresa, porque esse era um momento muito aguardado por todos nós.
Eduarda Sousa Moreira, estudante
Os pais de Eduarda têm trajetórias simples: o pai trabalha como vendedor em uma loja de máquinas e a mãe no setor administrativo de uma loja. Para a estudante, o apoio da família foi essencial em todos os momentos de estudo.

Rotina de 14 horas de estudos diários
O caminho até o topo da vitória não foi simples. Eduarda estudava cerca de 14 horas de diariamente entre as 7h às 21h. “De manhã fazia cursinho, à tarde dava monitoria na biblioteca e à noite estudava por conta própria”.
Com todo o esforço, Eduarda acabou sofrendo no mês de julho um ataque isquêmico transitório, popularmente conhecido como “mini-AVC”. Após o episódio, ela percebeu que precisava dar uma “desacelerada e cuidar da saúde”.
Por conta do estresse, da ansiedade, de tudo que tive que passar. Eu estudava muito e quando aconteceu o episódio tive que dar uma pausa e uma desacelerada. Mas graças a Deus, estou recuperada!
Eduarda Sousa Moreira
Mesmo diante do episódio de saúde, Eduarda seguiu firme em seu sonho e percebeu que era a realização de algo maior do que eu imaginava.
Eduarda ainda não definiu qual área de atuação pretende seguir, mas garante que o objetivo é exercer a Medicina como um propósito de vida.
A Medicina para mim é algo que quero exercer com amor, ainda não defini a área, pois quero entrar na faculdade e ter contato com tudo, mas uma área que me interessa é a cardiologia.
Eduarda Sousa Moreira
Sobre o conselho para outros estudantes, Eduarda é enfática: se esforce ao máximo, mas também entenda os seus limites do corpo e da mente.
“Se esforce ao máximo, mas também se entenda. Tenha momentos de lazer, não viva apenas para aquilo. Fazer o vestibular de Medicina é muito difícil, mas ter pessoas ao lado que te apoiem faz toda a diferença. Também se apague a sua fé, sabia que Deus tinha um propósito e eu me sustentava”, aconselha.

O que é a bolsa de 100% da Multivix?
Segundo a Multivix, o vestibular de Medicina tem vagas para ampla concorrência e bolsa 100%, por meio do programa de acesso ao ensino superior da instituição.