Entre livros, provas e estudo, a estudante Eduarda Sousa Moreira, de 18 anos, enfrentou a ansiedade e até um mini-AVC para perseguir o sonho presente desde a infância. A conquista veio com o primeiro lugar no vestibular de Medicina da Multivix e bolsa de 100% em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

O anúncio da vitória, arrancou lágrimas e abraços nos pais Cleusa Elias de Sousa e Manuel da Cruz Moreira, em um momento que rapidamente emocionou e viralizou com mais de 400 mil curtidas nas redes sociais ao redor do Brasil.

Em entrevista a reportagem do Folha Vitória, a estudante natural da cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, narra que, a Medicina era um sonho desde os 3 anos. Mas revela que alcançar o primeiro lugar foi uma grata surpresa.

Foi uma surpresa muito grande, eu falei com os meus pais que o resultado sairia na segunda-feira, só que como a Multivix contou antes na sexta-feira, eu precisava fazer uma surpresa, porque esse era um momento muito aguardado por todos nós.

Eduarda Sousa Moreira, estudante

Os pais de Eduarda têm trajetórias simples: o pai trabalha como vendedor em uma loja de máquinas e a mãe no setor administrativo de uma loja. Para a estudante, o apoio da família foi essencial em todos os momentos de estudo.

Eduarda com os pais Cleusa Elias de Sousa e Manuel da Cruz Moreira (Foto: Acervo pessoal)

Rotina de 14 horas de estudos diários

O caminho até o topo da vitória não foi simples. Eduarda estudava cerca de 14 horas de diariamente entre as 7h às 21h. “De manhã fazia cursinho, à tarde dava monitoria na biblioteca e à noite estudava por conta própria”.

Com todo o esforço, Eduarda acabou sofrendo no mês de julho um ataque isquêmico transitório, popularmente conhecido como “mini-AVC”. Após o episódio, ela percebeu que precisava dar uma “desacelerada e cuidar da saúde”.

Por conta do estresse, da ansiedade, de tudo que tive que passar. Eu estudava muito e quando aconteceu o episódio tive que dar uma pausa e uma desacelerada. Mas graças a Deus, estou recuperada!

Eduarda Sousa Moreira

Mesmo diante do episódio de saúde, Eduarda seguiu firme em seu sonho e percebeu que era a realização de algo maior do que eu imaginava.

Eduarda ainda não definiu qual área de atuação pretende seguir, mas garante que o objetivo é exercer a Medicina como um propósito de vida.

A Medicina para mim é algo que quero exercer com amor, ainda não defini a área, pois quero entrar na faculdade e ter contato com tudo, mas uma área que me interessa é a cardiologia.

Eduarda Sousa Moreira

Sobre o conselho para outros estudantes, Eduarda é enfática: se esforce ao máximo, mas também entenda os seus limites do corpo e da mente.

“Se esforce ao máximo, mas também se entenda. Tenha momentos de lazer, não viva apenas para aquilo. Fazer o vestibular de Medicina é muito difícil, mas ter pessoas ao lado que te apoiem faz toda a diferença. Também se apague a sua fé, sabia que Deus tinha um propósito e eu me sustentava”, aconselha.

Eduarda foi aprovada em primeiro lugar no vestibular de Medicina da Multivix (Foto: Acervo pessoal)

O que é a bolsa de 100% da Multivix?

Segundo a Multivix, o vestibular de Medicina tem vagas para ampla concorrência e bolsa 100%, por meio do programa de acesso ao ensino superior da instituição.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória