Fachada da Sedu
Foto: Divulgação / Sedu

Pouco mais de uma semana do cancelamento da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA) por conta do vazamento das provas, os exames já têm uma nova data para serem aplicados: nos dias 13 e 14 de outubro.

As provas deveriam ter sido aplicadas nos últimos dias 1º e 2, mas por conta do vazamento, foram adiadas.

A informação foi repassada pela Secretaria de Educação (Sedu), que destacou que a segurança na aplicação das provas será uma prioridade.

“A Sedu destaca ainda que a segurança na aplicação das avaliações é uma prioridade e que as medidas necessárias para garantir a integridade dos processos estão sendo adotadas. As ações seguem protocolos internos de controle e sigilo, com foco na prevenção de incidentes e na credibilidade das provas aplicadas na Rede Estadual”, informou a Sedu.

Relembre o caso

A avaliação foi cancelada no dia 29 de setembro após os cadernos de provas de Língua Portuguesa e Matemática vazarem em um grupo de professores em aplicativo de mensagens.

De acordo com a Sedu, o material estava circulando em uma pasta virtual no Google Drive, criada originalmente para compartilhar diretrizes, matrizes de referência e instruções sobre a aplicação.

No entanto, o espaço também passou a conter os cadernos das provas, que acabaram sendo repassados livremente em grupos de mensagens.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou ter sido informado do vazamento no dia 29 de setembro. Após confirmar a veracidade do material, determinou o cancelamento imediato da aplicação e a abertura de investigação pela Corregedoria da secretaria.

Diante desses fatos graves, tomei duas decisões: cancelar a aplicação da prova, que será reagendada em nova data, e determinar que a Corregedoria da Secretaria apure as responsabilidades. É lamentável, porque atrapalha o funcionamento das escolas já preparadas para a realização da avaliação.Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

Segundo ele, como o envio das provas foi feito apenas por e-mails institucionais, o caso necessariamente envolveu servidores públicos. “Lamento muito pelo transtorno, mas não havia outra decisão a tomar diante da gravidade do ocorrido”, completou.

Em nota, a Sedu informou que as escolas serão comunicadas assim que houver definição sobre a nova data de aplicação das provas.

Confira o pronunciamento do secretário

O que é AMA?

A Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), que chega à sua 3ª edição em 2025, tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das habilidades consideradas prioritárias nas Rotinas Pedagógicas Escolares (RPEs). Mais do que medir resultados, o exame busca fornecer um retrato fiel do processo de aprendizagem e apoiar o planejamento pedagógico das escolas.

Para os alunos, a avaliação também é vista como preparação para provas externas de grande alcance, como o Saeb e o Paebes, que servem de referência para o diagnóstico da educação no Estado e no país.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.