
O clima de tensão que antecede o fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi quebrado por uma celebração única em Vitória neste domingo (16). Os trigêmeos Arthur, Yasmin e Miguel Alves Anim Telles completaram 18 anos e decidiram comemorar a data ali mesmo, na porta de um dos locais de prova.
A celebração com bolo e parabéns foi uma forma de descompressão. A mãe dos jovens, Tânia Telles, explicou que a ideia surgiu para aliviar a ansiedade:
“Eles estavam preocupados, mas os amigos começaram a parabenizar, a festejar. E como caiu exatamente no dia da prova, porque não fazer desse momento também um momento de celebração e de estar junto com os colegas e com os amigos, né? Então foi um momento de descompressão, de celebração da vida e desse ciclo.”
“Sensação de dever cumprido”
Ver os três filhos completando a maioridade e prestando o Enem juntos trouxe uma forte emoção para a mãe. Ela descreveu o momento como a realização de um ciclo:
“É uma sensação de dever cumprido, de missão. Porque quando você fica grávida, principalmente de trigêmeos, a primeira pergunta que vem é: Será que eu vou dar conta? E hoje, vendo eles, dando esse passo no Enem, com foco e com determinação e com vontade de dar o melhor, eu fico muito feliz e tenho a sensação que o ciclo tá se fechando, e é um ciclo de benção, de colheita de realização”, conta.
Ela reforçou que, embora o coração fique apertado, a meta é a felicidade deles, independentemente da escolha: “A gente quer que eles sejam felizes. Seja em qualquer profissão e em qualquer escolha que eles fizerem na vida. A gente como pai tem que guiar o processo, mas as decisões são deles”, finaliza.
Três caminhos e sonhos muito diferentes
Apesar de compartilharem a mesma data e o mesmo desafio do Enem, os irmãos seguem trilhas de vida bem diferentes.
Enquanto Arthur está focado em conquistar uma vaga no curso de Direito, a irmã, Yasmin, busca a área de Artes Visuais. O terceiro irmão, Miguel, que tem o sonho de se tornar padre, faz o Enem apenas para testar seus conhecimentos gerais, sem a intenção de concorrer a uma vaga.
Jovem que faz Enem quer ser padre
A fé é um pilar na família e um fator de força, especialmente para Miguel, que sonha em ser padre. A mãe detalhou que o jovem está em um caminho de discernimento:
“E a fé, ela dá um sustentáculo, né? Ela fortalece, e isso fez uma diferença muito grande na vida deles. E agora esse despertar do Miguel pra fé, pra gente é uma bênção muito grande e a gente quer que ele se realize? Ele está num processo de discernimento, de acompanhamento espiritual que é contínuo. Agora é confiar no processo que Deus está conduzindo.”
Depois dos parabéns, os trigêmeos entraram nas salas de prova. A mãe reforçou que o objetivo principal da família é que os três sejam felizes, independentemente da escolha profissional. Com foco e apoio, Arthur, Yasmin e Miguel iniciaram a jornada do Enem, dando mais um passo em direção aos seus sonhos.
Segundo dia de provas do Enem
O segundo dia de provas do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (16). As provas tem duração de cinco horas e o término está previsto para às 18h30. Os inscritos vão testar conhecimento em 45 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 questões de matemática. Ao todo, 4,81 milhões de pessoas estão inscritas. Desse montante, participaram do primeiro dia de prova, 3,5 milhões (73%). Quem faltou no domingo passado, contudo, ainda pode realizar a prova hoje sem problemas.
Os candidatos devem permanecer pelo menos duas horas nas salas de provas e só poderão deixar o local a partir de 15h30, sem levar o caderno de questões.