Os estudantes da rede pública estadual do Espírito Santo conheceram os novos uniformes nesta semana. O modelo nas cores azul, branco e rosa foi escolhido durante votação popular e possui inspiração na natureza capixaba.
Os novos uniformes, que serão distribuídos gratuitamente a cerca de 200 mil estudantes a partir de 2026, foram apresentados ao público com um desfile nesta segunda-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória.
O grupo Traço Capixaba foi o responsável por produzir o modelo do uniforme vencedor. O secretário estadual da Educação, Victor de Angelo, explicou a inspiração dos alunos para confeccionar a nova vestimenta.
“O Grupo Traço Capixaba trouxe uma proposta ‘ousada’, com formas inspiradas no mar e nas montanhas capixabas”, explicou.
O secretário também destacou que as peças de uniforme possuem detalhes coloridos que deixam o visual mais leve a atual.
A camisa lembra os uniformes esportivos que os jovens usam no dia a dia. Os detalhes coloridos deixam o visual mais leve e atual a ideia é que cada estudante se sinta representado e a vontade para ser quem é.
Victor de Angelo
O modelo foi escolhido após votação que contou com a participação da comunidade escolar. A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria da Educação (Sedu).
A criação dos modelos começou em abril, com uma maratona criativa que reuniu estudantes, profissionais de moda e servidores da Sedu.
Presos vão produzir 800 mil peças do novo uniforme
Cerca de 800 mil peças do novo uniforme escolar serão produzidos por detentos do sistema prisional por meio do programa “Costurando o Futuro”, em parceria entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria da Justiça (Sejus).
A iniciativa faz parte do processo de ressocialização da população carcerária, que oferece capacitação profissional aos internos.
O secretário da Justiça, Rafael Pacheco, ressaltou que o trabalho dos internos na confecção dos uniformes é uma oportunidade de transformação social.
“Esses indivíduos podem recomeçar as suas vidas, adquirindo capacitação, reconhecimento e uma chance real de reinserção na sociedade.”
A Sedu mantém ainda parceria com a Sejus para oferta de ensino formal no sistema prisional, reforçando o compromisso com políticas públicas de educação e ressocialização.