O governo do Espírito Santo anunciou, nesta terça-feira (21), uma série de novidades e informações para a rede estadual de educação. As medidas envolvem a criação de novas escolas em modelos de tempo integral e Escolas do Futuro, e mudanças no processo de chamamento escolar.
Entre as primeiras mudanças anunciadas está a unificação do processo de matrícula, rematrícula e mudança de escolas, que acontecerá durante o período de 4 de novembro a 12 de dezembro.
O secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, explicou que o objetivo da unificação é ofertar um tempo maior para que os alunos ou responsáveis consigam organizar a situação escolar.
Em anos anteriores segmentávamos as etapas, com uma parte da chamada para matrícula e outra parte para rematrícula, o que naturalmente dava um tempo menor para cada uma dessas etapas. É com o objetivo de dar um tempo maior e igual para todo mundo que unificamos essas duas etapas.”
Vitor de Angelo, secretário estadual de Educação
Estudantes novos e antigos da rede poderão realizar a confirmação para o ano de 2026 ao mesmo tempo, diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Sedu).
Novas escolas de tempo integral
Além da unificação das etapas, o governo estadual também anunciou a criação de 20 novas escolas em tempo integral. Com isso, segundo o governador Renato Casagrande, o Estado chega a 234 unidades do modelo, ofertando 85 mil vagas.
“Mais de 60% das nossas escolas com educação em tempo integral e chegando a 40% dos alunos estudando neste modelo”, afirma Renato Casagrande.
Segundo o secretário de Educação, a maior parte das escolas integrais segue a jornada de sete horas diárias. Entretanto, algumas unidades adotam o modelo de nove horas diárias.
“Quando você tem mais tempo, coloca atividades diferenciadas e que não são comportadas nas escolas que nós chamamos de regulares ou parciais, justamente pela falta dessa jornada estendida”, complementa Vitor de Angelo.
Mais Escolas do Futuro
A rede estadual também contará com outras 60 novas unidades do programa Escola do Futuro. Estas unidades contam com um ambiente que fomenta cultura digital e implementação de novas tecnologias ao plano pedagógico.
Com as novas unidades, o Estado chegará a 110 unidades em 50 municípios. Em 2026, 150 mil estudantes serão atendidos pelo programa.
Segundo Vitor de Angelo, a Sedu divulgará a lista de escolas que funcionam em tempo integral ou que fazem parte do programa Escola do Futuro.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record