
A nova Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, está em fase final de obras e com previsão de ser entregue até o final deste ano, mas ainda sem data definida. O projeto já atingiu a marca dos 13 anos de espera.
Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), a inauguração também será neste ano, quando os estudantes da atual sede serão transferidos para o novo prédio. O investimento na nova unidade ultrapassa os R$ 32 milhões, incluindo climatização de todas as salas e adaptações de acessibilidade.
A nova sede da Aristóbulo Barbosa Leão terá capacidade para cerca de 1,7 mil estudantes nos três turnos.
A escola contará com 23 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, salas de artes e dança e espaços esportivos e de convivência.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) afirmou que ainda estão pendentes a conclusão da pintura de algumas partes das edificações, serviços de alambrado, paisagismo externo e a pintura de alguns blocos.
A quadra e a edificação principal já estão pintadas, informou o órgão. Também foi feito um novo contrato para climatização de todas as salas de aula.
Após a conclusão das obras, previstas para este ano, o DER fará a entrega do prédio à Sedu. Enquanto isso, os alunos seguem tendo aulas na atual sede, que está sob responsabilidade da Secretaria de Educação.
Escola na Serra está há 13 anos em obras
A escola tradicional na Serra foi fundada na década de 1970. O prédio precisou ser demolido e, em 2012, iniciou a obra de construção do novo edifício. Os alunos atualmente estudam em um prédio localizado em Jardim Limoeiro.
Por diversos fatores, o trabalho foi parado e retomado várias vezes. Entre essas etapas, parte da estrutura construída precisou ser demolida por erro de projeto. A obra foi retomada em 2021.
O jornalismo da TV Vitória/Record esteve no local para registrar o acompanhamento dos serviços e cobrar respostas do poder público por diversas vezes. No início deste ano, o DER-ES havia informado que a obra seguia conforme o planejado.
A expectativa era de que o serviço fosse concluído em abril, o que não aconteceu. As obras avançaram e, agora, a população espera que o serviço seja concluído e a escola entregue.