Arte mural Colégio Estadual
Artistas capixabas Handerson Chic (foto), Lu Bicalho e Iran de Oliveira são os responsáveis pela obra. Foto: Lu Bicalho

O Colégio Estadual, em Vitória, está ganhando um mural especial produzido por três artistas capixabas: Lu Bicalho, Handerson Chic e Iran de Oliveira. A obra visa valorizar a diversidade dos estudantes.

A arte faz parte do projeto “A Cara do Estadual”, que promove intervenções artísticas, cultura e história ao público estudantil. Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), a pintura é uma forma de fortalecer o pertencimento dos estudantes em relação à escola.

A proposta da obra foi criada a partir de uma escuta com alunos e membros da comunidade escolar, que compartilharam ideias do que gostariam de ver representado no mural. Os artistas retrataram elementos como o esporte, a comunidade, a população negra, a liberdade e o orgulho de estudar no colégio.

“A escola reflete a multiplicidade de vozes, origens e expressões que compõem o tecido social da capital capixaba. Por meio de formas, cores e personagens, o mural traduz essa diversidade, representando as diferentes identidades e trajetórias dos jovens que compartilham o espaço escolar”, explica Lu Bicalho.

A artista destaca que a obra remete ao “universo da juventude”. Além da cultura, a arte valoriza o esporte e inspira os estudantes a se manterem ativos e engajados pelo espírito esportivo.

Para Lu, o mural ainda representa um canal de expressão criativa e sensível na formação dos alunos. Além dos artistas, a obra também teve a contribuição dos ajudantes Zinzera Carvalho, Fernando Sklu, João Toaí e Nico GDT.

A previsão é de que a pintura seja concluída até a próxima segunda-feira (28). O projeto ainda contempla outras obras de arte na escola, como no grêmio estudantil e no ginásio esportivo, que estão previstas para o segundo semestre letivo.

Veja imagens da arte

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.