
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou que disponibilizará para o ano que vem 5 mil vagas em cursos técnicos concomitantes, que são aqueles feitos pelos alunos ao mesmo tempo em que cursam o ensino médio.
As vagas são em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Sest Senat), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Fundação Telefônica Vivo. As vagas do Ifes são 381, e as inscrições terminam nesta sexta-feira (19).
Os cursos disponíveis são Mecânica, Mineração, Informática para Internet, Edificações, Meio Ambiente, Química e Metalurgia, entre outros. As vagas estão distribuídas em 10 diferentes campi do Ifes. O edital foi publicado no dia 31 de outubro.
Inscrições
Para se inscrever, o estudante precisa estar cursando a 1ª ou a 2ª série do ensino médio regular ou uma das duas primeiras etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2026. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet até as 23h59 neste site.
A seleção é composta por etapas de inscrição, classificação e matrícula. Entre os critérios avaliados estão a trajetória educacional em unidades públicas, registro no Cadastro Único (CadÚnico) e residência em áreas atendidas pelo Programa Estado Presente. O resultado final tem previsão de ser divulgado no dia 6 de janeiro de 2026, no site da Sedu.
As vagas em parceria com o Sistema S e com a Fundação Telefônica Vivo são disponibilizadas por meio de editais específicos, publicados ao longo do ano letivo, de acordo com o cronograma de cada instituição.
O acesso às vagas ocorre mediante processos seletivos próprios, com critérios e prazos definidos em cada edital.