
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu, nesta segunda-feira (04), as inscrições para 4.636 vagas em cursos técnicos.
A seleção é para o primeiro semestre de 2026 e é destinada para quem vai cursar o ensino médio, está cursando ou já terminou, incluindo jovens e adultos. As oportunidades são para cursos em 21 campi do Ifes, além de dois cursos à distância. São três editais diferentes de seleção publicados no site do Instituto.
- Siga o Folha Vitória no LinkedIn para ficar por dentro de oportunidades
O primeiro edital (PS 71/2025) é destinado aos cursos técnicos integrados ao ensino médio; o segundo (PS 72/2025), para cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio; e o terceiro (PS 73/2025), para cursos integrados à educação de jovens e adultos (Proeja).
Inscrição e taxa
Para os cursos Proeja, não é cobrada taxa de inscrição e o prazo é mais longo: até 24 de outubro.
No caso dos outros editais, as inscrições vão até 10 de setembro. A taxa para os cursos técnicos integrados (PS 71/2025) é de R$ 85 e para os concomitantes e subsequentes (PS 72/2025), de R$ 65.
Os candidatos que desejam pedir gratuidade da taxa de inscrição devem fazê-lo até 2 de setembro. O pedido é realizado pelo próprio sistema, ao final da inscrição no processo seletivo.
Quem pode se inscrever em cada edital
Os cursos técnicos integrados, do primeiro edital, são aqueles em que o estudante faz um curso técnico (formação profissional) junto com o ensino médio. Por isso, para se inscrever, precisa ter terminado o ensino fundamental.
Os cursos técnicos concomitantes, do segundo edital, podem ser feitos por quem ainda está no segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra escola e deseja fazer ao mesmo tempo um curso técnico no Ifes. Já os cursos técnicos subsequentes, também do segundo edital, são para quem já concluiu o ensino médio e deseja realizar um curso técnico no Ifes.
Por fim, os cursos técnicos Proeja são voltados a pessoas com mais de 18 anos e que não têm o ensino médio completo.
Forma de seleção
A seleção para os cursos do primeiro edital será por prova objetiva, que será aplicada no dia 19 de outubro. O segundo edital será por análise de histórico escolar. Para o Proeja, será feito um sorteio para determinar a ordem de classificação das pessoas inscritas.
Cotas
Metade das vagas ofertadas é reservada às ações afirmativas (cotas). Esse quantitativo é subdivido de acordo com critérios de renda, cor/raça/etnia e pessoas com deficiências.
As pessoas inscritas em vagas de cota concorrem primeiro para as vagas de ampla concorrência. Caso não atinjam a nota necessária, concorrem nas vagas reservadas para ações afirmativas.