
Um vídeo simples, publicado no Instagram, viralizou ao mostrar a reação acolhedora de uma mãe após o filho derrubar um geladinho (também conhecido como chup-chup) durante o preparo do doce. Sem bronca ou punição, a atitude deu espaço para diálogo e educação emocional, e emocionou milhões de pessoas nas redes sociais.
A gravação foi postada no perfil da mãe, Maria Carolina na última quinta-feira (22) e já acumula quase 600 mil curtidas e mais de 20 mil comentários e compartilhamentos.
O momento que viralizou
O vídeo mostra o menino Vicente, de 6 anos, derrubando um geladinho dentro de uma vasilha de leite. Surpreso e com medo de ser repreendido, ele se desculpa e começa a chorar. Maria reage com calma e tranquiliza o filho:
“Tá tudo bem! Não tem problema. Nós vamos tirar daqui. Acontece, escorregou”, diz a mãe no vídeo.
Ainda emocionado, o menino responde: “Mas eu fiquei com medo que você brigasse e me deu vontade de chorar”.
E a mãe complementa: “Mas eu não brigo”.
A família é de Rolândia, no Paraná, e o vídeo já ultrapassou 4 milhões de visualizações, repercutindo pela naturalidade da cena e pelo debate sobre práticas educativas.
Educação emocional e críticas
A repercussão abriu discussão sobre infância, medo, acolhimento e traumas. O público elogiou a atitude da mãe, mas comentários também questionam “o que acontece por trás das câmeras”. Para responder a essas críticas, Maria Carolina publicou o segundo vídeo.
A criadora de conteúdo afirmou que o registro é apenas um recorte de como tenta agir diariamente:
Como ser humano sou falha. Penso que erro muito mais do que acerto. O importante é que todos os dias eu busco ser a minha melhor versão de mãe para ele, porque ele merece.
Maria Carolina, mãe de Vicente
Propósito por trás dos geladinhos
Segundo Maria Carolina, o vídeo surgiu durante as férias escolares como parte de uma dinâmica para ensinar responsabilidade financeira. Vicente queria uma mini moto de gasolina, e a mãe decidiu vender geladinhos no condomínio.
“Pensei em colocar ele para ‘trabalhar’, no sentido de ensinar que as coisas não são fáceis. Gravei sem nenhuma pretensão de viralizar”, contou.