Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo (09). A um dia da prova, uma escola particular realizou um aulão de revisão para a prova em salas de cinema, na manhã deste sábado (08), no Cinemark, no Shopping Vitória, para cerca de 800 alunos.

A sabatina de estudos para o exame foi realizada das 7h às 12h30 nas salas de cinema. Mais do que revisar a matéria, as atividades lúdicas foram feitas para trazer mais leveza e tranquilizar os alunos para o grande dia. Os professores ainda deram dicas para os candidatos se saírem bem no domingo.

Fábio Portela, professor e diretor geral do UP Centro Educacional, escola que realiza o aulão, explica que a atividade é o último momento de estudos antes da prova, mas que não há necessidade de pânico para quem já vem se preparando para o exame.

Espero uma prova bem elaborada, mas tranquila para quem se preparou bem, sobretudo quanto ao tema da redação. Muita atenção aos enunciados das questões de linguagens e de ciências humanas.

Fábio Portela, professor

O primeiro dia de Enem compreende 90 questões objetivas, sendo 45 de ciências da linguagem (40 de português e 5 língua estrangeira) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.

A orientação de Portela é para que os candidatos comecem a prova pela redação. Depois, partir para as questões objetivas, sempre com muita calma. Ao final do exame, preencher o gabarito com cuidado e com tempo suficiente para não precisar fazer com pressa.

Portela ainda ressalta que, após o aulão, o descanso na véspera da prova é essencial para os candidatos.

Sábado, após almoço, é momento de descanso. Nada de estudo mais. Relaxar, curtir a família, alimentar-se bem e arrebentar na prova de domingo.

Fábio Portela, professor

O segundo dia de provas será no domingo seguinte (16), com 90 questões objetivas de matemática e ciências da natureza. Mais de 85 mil capixabas estão inscritos para fazer o Enem neste ano.

A prova serve como processo seletivo para ingressar em universidades públicas de curso de ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota do exame também pode ser utilizada para obter bolsas em faculdades particulares.

Veja fotos do aulão

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.