Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES
Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governo do Estado anunciou os países onde 350 estudantes da rede pública estadual de ensino estudarão por três meses, dentro do Programa Intercâmbio Sedu. Entre os cinco países anunciados, dois são destinos inéditos dentro do programa: Inglaterra e Irlanda. Os estudantes devem viajar para os destinos em janeiro de 2026.

Os outros três destinos são Argentina, Canadá e Estados Unidos. A iniciativa da Secretaria da Educação oferece aos participantes a oportunidade de aprimorar o aprendizado de Língua Inglesa ou Espanhola em instituições de ensino no exterior.

A cerimônia de anúncio foi realizada nesta quinta-feira (16), no Parque Casa do Governador, em Vila Velha. Para a edição de 2025, foram disponibilizadas 335 vagas para o curso de Inglês e 15 para o curso de Espanhol, distribuídas entre os cinco países.

De 2010 a 2024, 823 estudantes participaram do programa. Os 350 alunos contemplados este ano fizeram um curso de idiomas durante dois anos e, no final, participaram de um processo seletivo. Nesta quinta, eles estiveram na solenidade para descobrir o destino de cada um.

No ano que vem, 500 alunos devem participar do intercâmbio. “Essa é uma oportunidade para esses jovens se aperfeiçoarem na língua inglesa e espanhola, além de levar para a vida toda a experiência que vão acumular nesses países”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Cursos de línguas

Casagrande destacou ainda que os intercambistas participarão de Cursos Intensivos de Línguas e serão acolhidos em casas de famílias anfitriãs, cuidadosamente selecionadas para garantir segurança e acolhimento.

O programa também oferece café da manhã e jantar, Seguro Saúde e ajuda de custo mensal de US$ 400, proporcionando uma experiência completa e segura no exterior.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou a importância do programa para a formação integral dos estudantes capixabas e lembrou que a primeira parcela da ajuda de custo mensal é paga antes do embarque, que está previsto para janeiro de 2026, com o intuito de auxiliar na preparação dos estudantes.

“A imersão em ambientes internacionais favorece o domínio do idioma de forma natural e intensa, além de estimular autonomia, responsabilidade e capacidade de adaptação”, comentou o secretário.

Depoimentos

“Essa viagem é a realização de um sonho. O programa valoriza a inclusão social e a equidade, garantindo que estudantes como eu, que participam de programas sociais, tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência internacional única”, contou Luís Felipe Teixeira da Silva, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, em Vitória, que participará do intercâmbio em 2025.

“Estou muito feliz por ter sido selecionado para o intercâmbio. Sempre gostei de aprender novas línguas e culturas, e essa oportunidade vai me permitir crescer não só academicamente, mas também como pessoa”, disse João Vinícius Almeida Manoel Pereira, aluno da EEEM Irmã Maria Horta, em Vitória, que participará do intercâmbio em 2025.

Programa de Intercâmbio Estudantil

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação.

Em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu foi implementado dentro do Centro Estadual de Idiomas, com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e de consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro para a comunicação social, cultural e profissional.

Confira os cinco países para onde os estudantes vão viajar:
  • Estados Unidos: 100 alunos
  • Irlanda: 90 alunos
  • Inglaterra: 85 alunos
  • Canadá: 60 alunos
  • Argentina: 15 alunos

*Com informações de Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.