Educação

Projeto do Ifes cria robô que ensina matemática para alunos autistas

Projeto "Luna e os Números" foi desenvolvido no Ifes de Cachoeiro de Itapemirim e conta com apoio da Fapes

Equipe responsável pelo projeto conta com oito pessoas, sendo cinco alunos. Foto: Divulgação
Equipe responsável pelo projeto conta com oito pessoas, sendo cinco alunos. Foto: Divulgação

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Cachoeiro de Itapemirim, criou um robô que auxilia estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a estudar matemática.

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O projeto “Luna e os números” nasceu no ano passado com o objetivo de ajudar alunos neurodivergentes que têm dificuldades com a disciplina. O robô feito com materiais recicláveis apresenta desafios interativos e facilita o aprendizado de forma lúdica.

“O boneco mostra informações no rosto, que é sensível ao toque. Os desafios aparecem em níveis variados e os alunos interagem”, explicou o coordenador do projeto, Antônio Celso Perini Talhate.

Protótipo da robô Luna, que auxilia alunos autistas a estudar matemática. Foto: Divulgação

Antônio Celso é professor de eletromecânica no Ifes de Cachoeiro. Ele e a equipe, composta por oito pessoas, sendo cinco alunos do Instituto, foram os desenvolvedores da robô Luna, que surgiu a partir da ideia de uma aluna com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Maria Eduarda ficava muito ansiosa em provas e fazia as avaliações em um departamento separado do restante da turma. Neste departamento, ela observou que alunos neurodivergentes tinham dificuldade em aprender matemática. Foi assim que teve a ideia do projeto.

A proposta é ensinar matemática de forma mais simples para esse público. O professor coordenador do projeto observou evolução no aprendizado dos alunos autistas.

“Ainda estamos começando a implementar agora, mas os alunos que iniciaram o projeto melhoraram parte da programação, desenvolvimento e empenho”, avaliou Antônio Celso.

Projeto terá vários níveis de aprendizado. Foto: Divulgação
Estudantes desenvolveram um rascunho de como ficarão as atividades. Foto: Divulgação

Projeto ganhou apoio da Fapes

O projeto Luna e os Números conquistou apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para ser implementado. A iniciativa foi uma das aprovadas no edital do Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo em 2025.

Segundo Antônio Celso, o robô ainda está em um estágio inicial de implementação, mas o objetivo é levá-lo para escolas públicas que tenham estudantes autistas até o nono ano do ensino fundamental.

O planejamento de como isso será feito começou ainda neste mês de maio e, até o final do ano, ele será apresentado para a Fapes, revelou o professor.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).