
Uma robô bailarina criada por alunos do 9º ano da Escola Municipal Manoel Mello Sobrinho, em Cariacica, encantou jurados e público na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e garantiu à equipe capixaba uma vaga na etapa nacional da competição. Agora, os alunos se preparam para representar o Espírito Santo entre os dias 14 e 19 de outubro.
No torneio que aconteceu no Estado, a escola se destacou com duas premiações: 3º lugar na categoria Artístico Nível 1 e 2º lugar na categoria Artístico Nível 2, com a apresentação da bailarina robô. A competição teve a participação de equipes do ensino médio de diversas escolas do Estado.
A professora de Robótica, Marília Santiago, explicou que o projeto começou em maio deste ano, após a escola receber kits de robótica da prefeitura.
Após participar das formações, encarei o desafio com os alunos. Aos poucos, fomos entendendo a dinâmica da OBR e decidimos participar. Foi muito gratificante ver o envolvimento e o crescimento de cada estudante. Nossa escola conta com quatro equipes, cada uma em seu nível e modalidade, mas todas colaborando entre si. É um trabalho de parceria, criatividade e autonomia.
A inspiração para a bailarina surgiu da união de talentos. Entre os alunos estava Letícia Dias, estudante e também bailarina no projeto Semearte. Foi dela a ideia de criar uma robô capaz de reproduzir passos de balé e se apresentar ao seu lado no palco.
Juntei meu amor pelo balé e pela robótica, e tivemos a ideia de fazer uma bailarina robô. Encantamos a todos na apresentação, foi muito especial para nós.
Além dela, fazem parte da equipe os estudantes José Viana, Asafe Vicente e Dayara Bonomo. Agora, o grupo está desenvolvendo uma segunda bailarina robô para acompanhar Letícia na etapa nacional, além de realizar novos ajustes para surpreender ainda mais na apresentação final.
Esse projeto nasceu dentro da escola e estamos muito animados para a fase nacional. Participamos de duas etapas e, mesmo com pouco tempo de prática e estudo, conseguimos avançar até aqui. Agora vamos com tudo para representar nossa escola, nossa cidade e nosso Estado.
José Viana, aluno que faz parte da equipe