A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) cancelou, na noite de segunda-feira (29), a aplicação da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA) do 3º trimestre em toda a rede estadual de ensino do Espírito Santo. A decisão foi tomada após os cadernos de provas de Língua Portuguesa e Matemática vazarem em um grupo de professores em aplicativo de mensagens.
O exame estava previsto para ser aplicado nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. Ainda não há nova data para a realização das provas.
De acordo com a Sedu, o material estava circulando em uma pasta virtual no Google Drive, criada originalmente para compartilhar diretrizes, matrizes de referência e instruções sobre a aplicação.
No entanto, o espaço também passou a conter os cadernos das provas, que acabaram sendo repassados livremente em grupos de mensagens nas últimas semanas.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou ter sido informado do vazamento na segunda-feira (29). Após confirmar a veracidade do material, determinou o cancelamento imediato da aplicação e a abertura de investigação pela Corregedoria da secretaria.
Diante desses fatos graves, tomei duas decisões: cancelar a aplicação da prova, que será reagendada em nova data, e determinar que a Corregedoria da Secretaria apure as responsabilidades. É lamentável, porque atrapalha o funcionamento das escolas já preparadas para a realização da avaliação.
Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação
Segundo ele, como o envio das provas foi feito apenas por e-mails institucionais, o caso necessariamente envolveu servidores públicos. “Lamento muito pelo transtorno, mas não havia outra decisão a tomar diante da gravidade do ocorrido”, completou.
Em nota, a Sedu informou que as escolas serão comunicadas assim que houver definição sobre a nova data de aplicação das provas.
Confira o pronunciamento do secretário
O que é AMA?
A Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), que chega à sua 3ª edição em 2025, tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das habilidades consideradas prioritárias nas Rotinas Pedagógicas Escolares (RPEs). Mais do que medir resultados, o exame busca fornecer um retrato fiel do processo de aprendizagem e apoiar o planejamento pedagógico das escolas.
Para os alunos, a avaliação também é vista como preparação para provas externas de grande alcance, como o Saeb e o Paebes, que servem de referência para o diagnóstico da educação no Estado e no país.